NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 24 de Junho de 2026

Primeira Página
Sexta-feira, 27 de Maio de 2011, 20h:50

BAIXA REPUBLICANA

Direção do PR não tem mágoas de Tião

ANA ROSA FAGUNDES
Da Reportagem
O presidente do PR em Mato Grosso, deputado federal Wellington Fagundes, afirmou que o partido vai manter uma relação respeitosa e amigável com o vice-prefeito de Várzea Grande, Tião da Zaeli, que pediu a desfiliação da legenda. Num ambiente pluripartidário, o deputado afirma que, embora não sejam mais companheiros de partido, podem estar juntos numa coligação. Como o cargo de vice-prefeito é composto por eleição majoritária, Tião não corre risco de ter o cargo reclamado pelo partido. Conforme Wellington, não existem casos semelhantes em que a Justiça determinou que o cargo é do partido. “Eu desejo sorte para ele. E num ambiente tão pluripartidário, não adianta criar inimigos, você pode não ser mais companheiro de partido, mas pode estar numa mesma coligação”, disse Wellington. Tião da Zaeli define até semana que vem se vai se filiar ao PMDB ou ao novo PSD. Descontente com PR, ele já entregou sua carta de desfiliação e agora procura uma legenda na qual “tenha espaço”. O vice-prefeito também recebeu convites do PDT e PV, mas já descartou a possibilidade desses partidos. A avaliação será entre o PMDB e do PSD. Nesta semana, ele terá algumas reuniões para analisar as propostas e possibilidade políticas. Apesar dos problemas administrativos, Zaeli é um dos pré-candidatos à prefeitura de Várzea Grande na eleição 2012. No PMDB, ele já teria que enfrentar disputa interna. O partido já tem nomes avaliados para a prefeitura, como o do deputado estadual Wallace Guimarães. Mas desde o começo do ano, manifestando insatisfação, Zaeli disse que deixaria o PR e já mostrava inclinação para o PMDB. Já a possibilidade de migrar para o PSD nasceu com o próprio partido, recém-criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, em Mato Grosso, o PSD está sendo montado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Riva (PP), que fez o convite ao vice-prefeito. O clima ruim dentro do PR para Tião tem um motivo: o próprio prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos, que também é do PR. O vice-prefeito guarda mágoas porque Murilo não teria cumprido um acordo firmado ainda na campanha de 2008, de que Murilo sairia da prefeitura em 2010 para ser candidato na eleição. Além disso, o Tião da Zaeli reclama que não teve espaço ou autonomia do partido. Desde o começo deste ano, o clima ficou insustentável. “A direção sabe da situação. Não tem clima para eu continuar junto com essa turma de Várzea Grande”, disse o vice-prefeito. Para o deputado Wellington, apesar da perda para o partido, já era hora de ele tomar uma decisão, porque as declarações estavam causando desgaste. “Se não foi possível, eu desejo sorte a ele e vamos continuar a ter uma boa relação, porque com a direção estadual não há conflitos”, disse o deputado.

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL