POLÍCIA
Segunda-feira, 13 de Fevereiro de 2017, 19h:12
A
A
MAUS-TRATOS
Mãe confessa que bebê foi agredido
Segundo a mãe do bebê, em confissão ao Conselho Tutelar, o agressor é o padrasto
A mãe do bebê de 1 ano e 11 meses, internado em estado grave desde sábado (11) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa da Capital, confessou ao Conselho Tutelar que o filho foi agredido pelo homem com quem ela mantém uma relação há seis meses. A criança havia sido levada para o Pronto-Socorro de Várzea Grande, por sua mãe e o padrasto, na sexta-feira (10). No pronto-atendimento, o casal afirmou que a vítima teria se engasgado com um pedaço de bolo. Porém, a médica que atendeu a criança identificou lesões na clavícula e no fêmur. De acordo com a conselheira Neila Campos, que acompanha o caso, após entrar em contradição diversas vezes em depoimento ao Conselho Tutelar, a mãe acabou confirmando que as agressões partiram de seu companheiro. Nós estranhamos as versões que ela (a mãe) e o parceiro nos deram. Cada um contava uma história sobre a criança ter se engasgado. A gente insistiu e ela perguntou se nós não contaríamos para ele (o padrasto). Então, ela nos confirmou que ele tinha agredido, disse a conselheira. A mãe e o padrasto já tinham sido proibidos de se aproximar do bebê até que houvesse uma decisão da Justiça. Porém, os exames realizados na criança mostraram que os ferimentos já eram antigos - por isso foram ouvidos e liberados. Segundo a conselheira, o casal já havia sido denunciado por maus-tratos outras vezes, mas os conselheiros não tinham identificado as agressões. Nosso trabalho, quando recebemos as denúncias, é ir até o local e ver se a criança apresenta algum sinal de lesão. Na época, os conselheiros não identificaram marcas de maus-tratos, explicou. Conforme Neila, agora o Conselho Tutelar vai registrar um boletim de ocorrência contra o casal na Delegacia Especializada da Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Deddica). Os nossos relatórios e o que colhemos em depoimento têm poder legal. Então, nós vamos entregar tudo ao delegado especializado, disse. O bebê segue internado na UTI da Santa Casa e, segundo a conselheira, seu estado de saúde ainda é grave, porém estável. Segundo Neila, a médica que cuida do caso lhe explicou que, ontem, a sedação começaria a ser retirada e o bebe passaria a se alimentar por sonda.