NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

ESPORTES
Quarta-feira, 21 de Junho de 2006, 20h:45

Ronaldo é o "mais gordo'' da Copa

EDUARDO ARRUDA, PAULO COBOS, RICARDO PERRONE E SÉRGIO RANGEL
Da Folhapress – Dortmund, Alemanha
Agora é oficial. Ronaldo é o jogador com a maior massa corporal da Copa do Mundo. O peso do atacante foi revelado ontem pelo preparador físico Moraci Sant'Anna após o treino de reconhecimento da seleção no estádio de Dortmund. Segundo ele, o atleta já perdeu quase cinco quilos desde que se apresentou à seleção, mas continua acima de seu peso ideal. "Do dia da apresentação para a véspera do jogo contra a Austrália, ele tinha perdido 3,2 kg. De lá para cá, perdeu mais um. Está agora com 90,5 kg, meio quilo acima do peso considerado ideal por seu percentual de gordura. Mas um quilo a mais, um a menos é desprezível nesses casos", disse ao Lancenet. O episódio gerou mal-estar entre o atleta e o preparador. Sant'Anna quebrou uma regra dos membros da comissão técnica da seleção. O médico José Luis Runco já declarara que não divulgaria o peso do atleta por "questões éticas". Mesmo mais leve, Ronaldo tem o maior IMC (índice de massa corporal) da Copa. O IMC classifica as pessoas por uma conta que considera o peso e a altura. O IMC do jogador, de 1,83m de altura, é de 27,02 - acima de 25, a pessoa é considerada levemente obesa. Ronaldo é o único dos 736 jogadores que está acima de 27. Em entrevista à reportagem no ano passado, Ronaldo declarou estar com 87 kg. Mesmo assim, se fosse três centímetros mais alto, ele ainda teria sobrepeso. Os problemas com o peso fizeram Ronaldo ter preparação física diferenciada dos demais. O preparador físico da seleção, em seu blog, afirmou hoje que o atleta fez trabalho específico, com intervalos na bicicleta ergométrica. "Ele suportou a carga máxima, fazendo muito bem os exercícios." "Estou muito animado para esse jogo. Estou me sentindo muito bem fisicamente e sei que jogarei ainda melhor contra o Japão", disse Ronaldo que, segundo seu site, "participou com desenvoltura do trabalho tático comandado por Parreira" na tarde de ontem. Na atividade, ele se movimentou pouco e teve o pior aproveitamento, entre o grupo, nas finalizações.

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL