NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quinta-feira, 04 de Junho de 2026

CUIABÁ URGENTE
Quinta-feira, 04 de Junho de 2026, 11h:29

ESTRANHAS COINCIDÊNCIAS

CPI da Saúde quer perícia técnica sobre invasão cibernética em secretaria

Da Redação

Reprodução

Hackers

A suposta invasão ao sistema de dados da SES, por um hacker, chamou a atenção da CPI da Saúde, que investiga esquema de fraudes em pagamentos da pasta

Três meses após a ocorrência de um ataque cibernético que comprometeu sistemas e provocou a perda de dados da Secretaria de Estado de Saúde, o caso passou a ser alvo de questionamentos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, na Assembleia.

O presidente da comissão, deputado Wilson Santos (PSD) apresentou, na quarta-feira (3), requerimento ao Governo do Estado e à Empresa Mato-Grossense de Tecnologia da Informação (MTI), responsável pela gestão tecnológica da administração estadual, parar esclarecimentos.

Leia também:

Hacker 'ajuda' Governo a 'atropelar' investigação da CPI da Saúde

O parlamentar quer acesso a informações detalhadas sobre a invasão hacker, as medidas adotadas para contenção dos danos, os sistemas atingidos e os procedimentos de proteção e recuperação dos dados comprometidos.

A CPI também quer saber sobre a informação de que um servidor ligado à área de Tecnologia da Informação teria morrido por suicídio, no mesmo período.

A secretaria teria perdido cerca de 200 terabytes de arquivos, incluindo auditorias internas, relatórios e planilhas de empresas investigadas na Operação Espelho, como LGI Médicos, Bone Medicina Especializada e Intensive Care.

"Nós estamos colocando o dedo em uma secretaria que foi malconduzida nos últimos sete anos, onde houve malversação de recursos públicos em quantidades gigantescas", disse WS.

A CPI pretende propor uma perícia técnica especializada para apurar as circunstâncias da invasão e avaliar a extensão dos prejuízos causados ao patrimônio documental e aos bancos de dados da Secretaria de Saúde.

Vale registrar que a CPI investiga um suposto esquema de pagamentos durante a pandemia da Covid-19.

A farra continuaria até hoje. Os pagamentos seriam sem licitação, sem contrato.


Edição EDIÇÃO 16956




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL