CIDADES
Quinta-feira, 29 de Agosto de 2013, 19h:21
A
A
ÚLTIMOS 6 ANOS
Número de fumantes cai 27%
A população de fumantes diminuiu 27% nos últimos seis anos em Cuiabá, porém 11% dos adultos do município ainda mantêm o vício. De acordo com a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, em 2006 aproximadamente 15% da população adulta da Capital se considerava fumante. No país, a redução chegou a 20% dos fumantes, o que colocou os cuiabanos acima da média nacional. Isabella Antônia, de 44 anos, se enquadra no perfil de pessoas que largaram o vício nos últimos anos. Ela afirmou que depois de anos lutando para deixar de fumar, finalmente conseguiu, porém somente depois de ter um problema familiar. Meu pai também era fumante, e ele faleceu por conta de um câncer no pulmão, em 2010, depois disto, eu decidi parar também, afirmou. De acordo com o pneumologista e professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Clóvis Botelho, que há mais de 30 anos trabalha com a questão, a diminuição de fumantes está ligada com as políticas públicas e a mudança na abordagem do consumo de cigarro pela mídia. Antigamente era bonito fumar, agora não é mais. Diminuíram o número de anúncios, proibiram alguns tipos de propagandas e de fumar em locais fechados, com isto tivemos também uma mudança de mentalidade, afirmou. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o cigarro é o maior responsável por mortes consideradas evitáveis. Os dados mostram aproximadamente 5,6 milhões de pessoas morrem por ano devido aos males causados pelo tabaco. Segundo Botelho, o cigarro está diretamente ligado com a presença de mais de 50 doenças. Entre elas o câncer, no pulmão, laringe, faringe e na boca. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pulmão mais de 15 mil brasileiros morrem de câncer por ano. O cigarro ainda está ligado a infartos, derrames e em outras patologias menos relacionadas ao problema como a osteoporose.