CIDADES
Quinta-feira, 12 de Abril de 2007, 21h:27
A
A
RONDONÓPOLIS
Cidade pode ter universidade do sul do Estado
GISELE ALMEIDA
Da Reportagem/Rondonópolis
Uma indicação para criação da Universidade Federal do Sul de Mato Grosso, com sede em Rondonópolis, de autoria do deputado federal Carlos Bezerra (PMDB), já está com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. A proposta foi encaminhada nesta semana pelo primeiro-secretário da Câmara Federal, Osmar Sarraglio (PMDB-PR). Após análise, o processo será encaminhado ao ministro da Educação, Fernando Haddad, que pode remetê-lo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para a sanção. A proposta de Bezerra é transformar o atual campus da UFMT em Rondonópolis na nova instituição independente, que atenderia todo o Sul de Mato Grosso. Se o projeto for sancionado por Lula, o Estado passará a contar com duas universidades federais, a exemplo do que ocorre em Mato Grosso do Sul, que tem uma instituição de ensino federal na capital, Campo Grande, e outra na cidade de Dourados (Sul do Estado). A indicação para a criação da Universidade Federal do Sul de Mato Grosso foi feita pela ex-deputada federal Teté Bezerra (PMDB), mulher de Carlos Bezerra, em 2005, por ocasião da visita do presidente Lula ao Estado, para a inauguração da Usina de Biodiesel de Barra do Bugres (365 km ao Norte de Rondonópolis). A proposta foi apresentada ao presidente após ser avalizada pelo governador Blairo Maggi (PR). Na mesma época, a Câmara dos Deputados votou a criação de mais cinco universidades federais no País. A indicação, no entanto, foi arquivada no fim do mandato da deputada Teté. Mas, em fevereiro deste ano, foi reapresentada em audiência no Palácio do Planalto, pelo então recém-eleito deputado Carlos Bezerra.