A Agência Nacional de Aviação (Anac) vai abrir um processo administrativo para apurar as causas do cancelamento do vôo da TAM que sairia de Cuiabá na manhã de segunda-feira, mas que foi cancelado pela companhia aérea. A informação foi confirmada ontem à tarde em nota pela assessoria de imprensa da Anac, que regula o transporte aéreo de passageiros no Brasil. No início da noite de segunda, a assessoria de imprensa da TAM divulgou uma nota na qual informava que o cancelamento se deveu a motivos operacionais, sem detalhar quais eram estes motivos. A companhia esclarece que prestou toda a assistência necessária aos passageiros, que foram reacomodados no vôo 9354, diz a nota. O cancelamento prejudicou cerca de 100 passageiros que aguardavam para viajar. O vôo tinha saída prevista para as 6 horas, mas os passageiros não chegaram a embarcar. Muitos registraram queixa contra a companhia. A comunicação do cancelamento aconteceu quando os passageiros já aguardavam na sala de embarque. Em princípio, a explicação era de que havia ocorrido um overbooking (venda de passagens a mais), versão logo negada. Em seguida, um funcionário treinado para situações de conflito explicou que o problema decorria da falta de um comissário de bordo. Oficialmente, a empresa não confirmou a versão. Um dos prejudicados pelo problema, o advogado José Orlando Murado-Silva foi um dos que formalizaram a ocorrência na Anac e na Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero). Ele tinha compromisso em Brasília, mas só iria conseguir decolar no final da manhã. Por conta do problema, a viagem de trabalho, que duraria apenas um dia, teve que ser estendida por mais 24 horas. Agora vou ter que passar a noite em Brasília, disse. Todos os passageiros ouvidos pela reportagem no aeroporto confirmaram que iriam mover ação contra a companhia aérea, inclusive na Justiça comum.