Primeira Página
Sábado, 21 de Janeiro de 2006, 14h:17
A
A
MAIS RECURSOS
Wilson ainda não recorreu à Justiça
Cuiabá pode ingressar na Justiça para disputar pouco mais de R$ 2,6 milhões com o Governo do Estado por causa do Índice de Participação dos Municípios (IPM), que é quem define quanto cada uma das 141 cidades de Mato Grosso recebe da partilha do bolo do ICMS, a maior fonte de renda do Estado e dos municípios como um todo. Em 2005, Cuiabá recebia seus repasses semanais em cima do percentual de 14,52%, sendo que neste ano este percentual abaixou para 14,24%, ou 0,28%. Tomando-se por base a previsão de arrecadação do ICMS para este ano, de R$ 3,810 bilhões, caberia à capital do Estado R$ 138,3 milhões neste ano, com o percentual idêntico ao de 2005, ou seja, de 14,52%, ou R$ 135,6 milhões, se com base no IPM em vigor neste ano, que é de 14,24%. O próprio secretário de Finanças da Capital, José Bussiki de Figueiredo, pondera que trabalha para reverter R$ 100 milhões em receitas de duas grandes empresas em favor de Cuiabá, a Ferronorte e a GasOcidente, o que devolveria para Cuiabá o percentual de 14,52%, representando assim apenas R$ 2,6 milhões durante todo o ano, que, divididos por 12 meses, chegaria à bagatela de R$ 216 mil. (ML)