A possível queda da verticalização fez com que o PSDB adiasse o prazo para indicar se vai ou não ter candidato ao governo do Estado nas eleições de outubro próximo. A decisão, que estava prevista para ser anunciada no dia 17 de fevereiro, foi prorrogada e só será anunciada após a confirmação das regras eleitorais para o próximo pleito e depois de uma discussão com a direção nacional do partido. A decisão de adiar o anúncio de candidatura própria ou não foi tomada durante reunião da Executiva Regional realizada ontem pela manhã. De acordo com o presidente da Executiva Estadual, senador Antero Paes de Barros, depois da decisão da Câmara, que votou pela derrubada da verticalização (necessidade de os partidos seguirem as mesmas coligações feitas em nível nacional), é preciso agir com cautela. Vamos aguardar a decisão do Supremo (Supremo Tribunal Federal) e depois conversarmos com a direção nacional, disse Paes de Barros. Porém, a reunião ampliada do dia 17 de fevereiro continua marcada, para que o partido possa discutir os cenários políticos para 2006. Com a permanência da verticalização, uma coligação entre o PSDB e o PFL era dada praticamente como certa em Mato Grosso em função da proximidade dos dois partidos em nível nacional. Porém a queda da regra joga o PFL novamente nos braços do PPS, como em 2002, quando o PFL não lançou candidatura própria em nível nacional e por isso o partido ficou livre nos estados. Também na reunião o PSDB montou uma comissão, coordenada pelo ex-presidente da OAB, seccional de Mato Grosso, Ussiel Tavares, para cuidar da organização jurídica do partido.