Primeira Página
Quinta-feira, 27 de Junho de 2013, 19h:59
A
A
TARIFA DE ÔNIBUS
Prefeitura descarta nova redução
Mauro Mendes diz que medida é incompatível com situação financeira do município e que prejuízo acabaria recaindo sobre cobrança de impostos
KAMILA ARRUDA
Da Reportagem
Mesmo pressionado pelas manifestações populares, o prefeito de Cuiabá Mauro Mendes (PSB) descarta reduzir ainda mais o valor da tarifa do transporte coletivo, bem como implantar o passe-livre integral. Para o socialista, a medida vai de encontro com as condições financeiras do Palácio Alencastro. Não existe almoço de graça. Não existe nada de graça! Alguém sempre paga alguma coisa. Se você fala que o ônibus de Cuiabá vai ser de graça, alguém vai pagar por isso, porque não existe gasolina de graça e ninguém trabalha de graça nos ônibus, ou seja, alguém ficará com a conta, defende o prefeito. Mendes usa como exemplo o ocorrido no Estado de São Paulo, em que o prefeito Fernando Haddad (PT) relutou em reduzir o valor da passagem. Em São Paulo o transporte é publico. Por que o prefeito de lá brigou tanto por conta de 20 centavos? Porque aquilo vai causar um prejuízo de R$ 200 milhões por ano. Porque para manter aqueles ônibus rodando, você tem custo com óleo diesel, manutenção, funcionário, enfim, uma serie de coisas. Quem paga isso, ou é a tarifa, através do usuário, ou é o contribuinte, através dos impostos. O custo vai cair no bolso da população de qualquer maneira, pontua. Já a reivindicação de alguns vereadores por uma redução ainda maior na tarifa de ônibus foi classificada como populismo pelo prefeito. Quem vai paga os R$ 18 milhões que a Prefeitura gasta com o passe-livre? Vamos ter que tirar do IPTU. Não existe milagre. Gente populista sempre tem na sociedade. Espero que a maioria tenha discernimento de entender, porque de populismo em populismo que o Brasil vem se afundando. Não é com o microfone na mão que você resolve os problemas da sociedade. É com trabalho e com seriedade. Os maiores populistas são os piores gestores, avalia. Apesar das críticas de Mendes, os parlamentares aprovaram por unanimidade cinco mensagens voltadas para o transporte público do município: a volta dos cobradores; aumento do horário de integração; uso de dinheiro para pagar a passagem; passe-livre para as atividades extracurriculares informadas pela instituição de ensino e a concessão deste benefício para estudantes de pós-graduação, supletivo, cursinhos pré-vestibular ou técnicos.