De acordo com Wilson Santos, nos últimos anos o municipalismo vem conquistando importantes vitórias como a conquista de mais 1% no FPM, o que representa mais de R$ 1 bilhão para os 5.562 municípios do país. Nós fechamos o ano com equilíbrio fiscal, sim, respeitando todos os limites constitucionais da LRF e o ano de 2008 promete ser bom, avaliou. A aposta no crescimento da arrecadação está respaldada nos resultados apresentados de crescimento da economia nacional, de 5,2% em 2007. Wilson estima que a expansão deva ser mantida no próximo ano, conservando o patamar de distribuição dos recursos para estados e municípios. No Estado, o crescimento entre 7% e 8% deve se repetir e até ter um aumento para 9%, isso com relação a PIB e ICMS. E Cuiabá vem se recuperando. A Capital perdeu em 2006 quase R$ 40 milhões dos repasses estaduais e federais. Perdemos R$ 11 milhões de FPM e R$ 19 milhões do ICMS e R$ 7,5 milhões do Fundef. A economia do Estado viveu o pior ano desde a divisão do Estado, em 1979. O pior ano da economia do Estado foi em 2006. É o ano que tem que ser riscado do mapa a não ser para servir de aprendizado, observou. (SF)