A direção do PPS ressaltou ainda que entre as vagas almejadas de suplentes, algumas atingem a esfera federal, como é o caso de Jair Mariano, terceiro suplente da coligação feita em 2006 denominada de Unidade Ética na Política. Essa também é a situação do segundo suplente da coligação Unidade Ética na Política, Rodrigues Palma. Para o PPS, destacou o secretário-geral, o processo de desfiliação em massa provocado pela saída do governador Blairo Maggi não atingiu a sigla em termos de número de filiados. A maioria que saiu do partido foi liderança. Perdemos em termos de representatividade. Porém, não em número de militantes. Por isso o partido não está encontrando dificuldades para voltar a crescer, avaliou. No entanto, o PPS almeja reaver a representatividade nos parlamentos. Segundo o secretário de organização, Benedito Miranda, a expectativa é de que o partido obtenha resultados sobre as solicitações de vagas até o final de janeiro de 2008. Outra perspectiva da sigla é conseguir reaver aproximadamente 90% do total de vagas solicitadas junto ao TRE. Segundo o secretário geral do partido, a saída de Maggi do PPS não coloca o partido em rota de colisão com o governo Estadual. A direção do partido afirmou ainda que a postura adotada pelo deputado Percival Muniz na Assembléia Legislativa é de independência. O deputado vota conforme as convicções do PPS, avaliou.