NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 24 de Junho de 2026

Primeira Página
Sexta-feira, 24 de Abril de 2009, 20h:17

DISCUSSÃO NO STF

OAB quer esclarecimento do Conselho

SONIA FIORI
Da Reportagem
Presidente da OAB seccional de Mato Grosso, Francisco Faiad anunciou ontem o envio de documento para Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o objetivo principal de esclarecer as colocações do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, a respeito das discussões com o presidente do STF, Gilmar Mendes, que podem ter atingido a imagem de Mato Grosso. Segundo Faiad, o documento contém três pontos principais. Os itens questionados pela OAB se referem a explicações precisas sobre a fala de Joaquim, dirigida ao presidente do STF, sobre a existência de “capangas do presidente da Corte no Estado”. “Queremos saber primeiro se a fala do ministro foi genérica, segundo se ele (Joaquim) se dirigiu à pessoa do ministro Gilmar Mendes. Por último, também queremos saber se ele tem provas de algum fato relacionado a capangas que esclareça essas informações”, frisou. Presente no Congresso Estadual do PMDB, Faiad destacou ainda que aposta na possibilidade de o vice-governador Silval Barbosa (PMDB) conseguir apoio para liderar a disputa ao governo. Filiado ao PMDB no Estado desde 1986, o presidente da Ordem negou que tenha no momento pretensão de disputar cargo eletivo no próximo pleito. DISPUTA À OAB - Faiad destacou ainda que “não se interessa no momento em disputar a presidência da OAB seccional de Mato Grosso”. A eleição da nova diretoria da ordem ocorre na segunda quinzena de novembro. Francisco defendeu a renovação da presidência. “Temos um grande número de advogados capazes para assumir a presidência da OAB”, frisou. No comando da OAB há dois mandatos consecutivos, Faiad também esclareceu que a legislação assegura a disputa por várias gestões – nesse caso, ele poderia concorrer a terceira presidência da entidade.

Edição EDIÇÃO 16969




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL