Primeira Página
Quarta-feira, 22 de Dezembro de 2010, 20h:59
A
A
ASSOCIAÇÃO MUNICIPALISTA
Meraldo vence; Manoel vê inchaço na AMM
Dois prefeitos do PR se enfrentaram na disputa. O vencedor Meraldo Figueiredo Sá contou com apoio de políticos do PP
ANA ROSA FAGUNDES
Da Reportagem
O prefeito de Acorizal, Meraldo Figueiredo Sá (PR), foi eleito ontem presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), com 65 votos. Ele substitui Pedro Ferreira (PP), prefeito de Jauru. O orçamento da entidade é de aproximadamente R$ 8 milhões ao ano. Meraldo concorreu contra o prefeito de Terra Nova do Norte, Manoel Rodrigues de Freitas, também do PR, que conquistou 35 votos. Houve uma abstenção. Dos 140 prefeitos do Estado, 136 são filiados à Associação, sendo que 101 participaram da votação. Com mandato de dois anos, a posse do novo presidente acontece na segunda quinzena de janeiro, sem dia definido. Com discurso municipalista, após o resultado da eleição, Meraldo disse que o governo de Blairo Maggi (PR) foi muito bom para os municípios, mas acredita que o governador Silval Barbosa (PMDB) será melhor, pois ele já foi prefeito de cidade do interior, Matupá. O prefeito pediu ajuda de todos, independente de siglas partidárias, para fazer uma gestão eficiente e de resultados na AMM. O vice-presidente de Meraldo será o prefeito de São Félix do Araguaia, Filemon Limoeiro (PPS). Com essa composição, ele conseguiu apoio dos outros prefeitos da região. Também contava com ajuda do ex-presidente da Assembleia Legislativa, deputado eleito José Riva (PP), do deputado estadual Adalto de Freitas (PMDB), dos deputados federais Pedro Henry (PP) e Eliene Lima (PP) e do vice-governador eleito Chico Daltro (PP). Além disso, ele contava com o apoio dos prefeitos das grandes cidades, como Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis. Os prefeitos de Sinop e Cáceres, cidades que estão entre as dez maiores do Estado, não comparecem à assembleia de votação. O prefeito da Capital, Chico Galindo (PTB), disse que definiu apoio a Meraldo por ele ser da Baixada Cuiabana. Na mesma esteira, o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio (PMDB), disse que preferiu Meraldo porque ele é um representante de Baixada Cuiabana. É a região em que se encontram as cidades com os menores índices de desenvolvimento do Estado. Este é gesto de solidariedade, disse o prefeito. Depois do resultado, Manoel Rodrigues de Freitas (PR) disse que a Associação é de alguns políticos, e que isso fez a diferença na eleição. Ele ainda criticou a organização da AMM, que, segundo ele, está com o quadro de funcionárias inchado, com excesso de na folha de pagamento por conta de indicações políticas. A AMM tem hoje 80 funcionários. Poucos políticos prestigiaram o evento. Apenas José Riva, Daltinho, o suplente de Blairo Maggi (PR) no Senado, José Aparecido dos Santos, o Cidinho, e o suplente de deputado federal do PP, Nery Gueller, estiveram na Associação ontem pela manhã. Meraldo garantiu que fará uma gestão próxima aos prefeitos e que, por sua cidade ser perto da Capital, pretende estar toda a semana na sede da Associação. Ele também vai defender a aplicação de um teto mínimo de repasse do ICMS para os municípios emergentes, bem como a melhor distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Além disso, a chapa pretende negociar com o governo do Estado o reajuste no repasse do Fethab e reivindicar do governo federal, junto com outras associações, o pacto federativo, que prevê maior repasse de recursos para os municípios, que ficam com a maior carga de trabalho que atende direto a população, disse o novo presidente.