O ministro mato-grossense Gilmar Mendes, vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral, assumiu ontem a presidência do órgão com a aposentadoria do ministro Carlos Velloso, o qual lamentou sua aposentadoria compulsória, por não ter permitido-o concluir a reforma eleitoral. Gilmar Mendes permanece no cargo até fevereiro, quando o plenário do TSE oficializa e empossa o sucessor de Carlos Velloso. Segundo informações, há grandes possibilidades do mato-grossense se manter no cargo. Isso ocorreria com o afastamento do ministro Nelson Jobim, do Supremo Tribunal Federal, para disputar as eleições à presidente da República em outubro próximo. Mendes, que é natural de Diamantino, hoje com 55 anos, foi nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal em junho de 2002 e tomou posse como ministro efetivo do TSE em junho de 2004. Já atuou como procurador da República, foi consultor-jurídico da Secretaria Geral da Presidência da República (1991/1992), participou como assessor técnico na Relatoria da Revisão Constitucional na Câmara dos Deputados (1993/1994). Em 1996, tornou-se subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil e atuou como advogado-geral da União no período 2000/2002.