NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 24 de Junho de 2026

Primeira Página
Sexta-feira, 24 de Abril de 2009, 20h:13

INSATISFAÇÃO

Jayme desabafa contra republicanos

Em encontro com produtores rurais, com a presença da senadora Kátia Abreu, parlamentar reafirmou que governo não prestigia o DEM

ALEXANDRE APRÁ
Especial para o Diário
Num claro recado ao partido do governador Blairo Maggi (PR), o senador Jayme Campos (DEM) afirmou que “existem partidos que pensam que mandam em Mato Grosso”. O parlamentar fez duras críticas à gestão do republicano e disse que a sigla democrata se sente desprestigiada e coadjuvante na atual gestão. As declarações foram feitas em um encontro de produtores rurais na sede da Famato, em Cuiabá. A entidade recebeu a visita da senadora Kátia Abreu (DEM-TO), presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). O discurso de Jayme demonstra a insatisfação do partido, mesmo fazendo parte do arco de alianças de sustentação do governo republicano. O partido, inclusive, compõe o primeiro escalão da gestão de Blairo Maggi, com o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon Weirich. Para o senador, o governador não deu ao partido “o devido valor”. “Nós trabalhamos e ajudamos a eleger e reeleger o governador Blairo Maggi, mas somos coadjuvantes na atual gestão”, protestou Jayme. O parlamentar, inclusive, mencionou uma possível ruptura da base aliada quando o assunto for eleições de 2010. “Nós defendemos candidatura própria do DEM porque partido que não tem pré-candidato se enfraquece. Não tem nada de pressionar, não. Fica no arco (de aliança da situação) só quem quiser”, disse. “O DEM não quer ser coadjuvante no processo eleitoral. Queremos propor um choque de gestão e o Estado tem expectativa de melhora”, completou Jayme. Sobre 2010, Jayme defende que as conversas para delinear o cenário das eleições tenham como base uma candidatura própria da sigla para governador. Mas, ponderou que, mesmo assim, deve haver diálogo com outros partidos para que seja formada uma composição forte. “O DEM tem que refletir se tem cacife para enfrentar as eleições”, frisou. Ele reafirmou que o DEM não tem restrições para discutir projetos eleitorais com nenhum partido. “Nós somos Democratas e estamos abertos a qualquer partido, que possa somar conosco”, completou o parlamentar. LICENÇA – Jayme também afirmou que vai decidir no próximo mês se realmente vai se licenciar do cargo de senador para visitar o interior para fortalecer sua candidatura rumo ao Palácio Paiaguás. “Não há nada acertado nem definido ainda. Mas, tudo indica que vou me licenciar para visitar as bases e ver de perto os problemas de Mato Grosso”, explicou. Mesmo assim, ele já começa a se movimentar em algumas cidades pólos. Hoje, por exemplo, o parlamentar participa de encontro nas cidades de Arenápolis e Tangará da Serra, região médio-norte do Estado.

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL