O prefeito Mauro Mendes (PSB) se reuniu ontem (5) com promotores e representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para discutir os processos de licenciamento e licitação do projeto Porto Cuiabá, que prevê a revitalização da região do Porto. Ficou estabelecido que a Sema será responsável pela elaboração do licenciamento da obra. Uma equipe multidisciplinar, formada por técnicos da Pasta, se dedicará exclusivamente ao trabalho. Também caberá ao órgão ambiental a elaboração, até hoje, do Termo de Referência que embasará o licenciamento. Entre outras medidas, ele deve estabelecer a elaboração de Relatório Ambiental Simplificado. A intenção do prefeito é incluir a obra no pacote de intervenções para a Copa de 2014. Estamos trabalhando para viabilizar recursos, tendo em vista a enorme importância do projeto. Este será um dos grandes legados para a população cuiabana. O promotor do Meio Ambiente Domingos Sávio de Barros também ressaltou a importância do empreendimento para a Capital e pediu que a prefeitura dê atenção especial à manutenção do patrimônio cultural e histórico, além de questões de ordem urbanística. O projeto Porto Cuiabá prevê a revitalização de 1,5 quilômetro que abrangerá áreas para prática de esportes, ciclovia e um calçadão de 12 metros de largura com opções de entretenimento e comércio. No local, também deverá ser construído um novo aquário municipal. Nosso objetivo é resgatar e valorizar o patrimônio histórico e cultural daquela região. Transformá-la no principal centro de entretenimento e turismo de Cuiabá, além de incentivar a prática de esportes e o lazer, explicou Mendes.