Histórico mostra dificuldade para vice se eleger titular
Ao mesmo tempo em que a posse de Silval Barbosa significa maior chance de reeleição, a chefia do Poder Executivo o coloca no desafio de romper um paradigma. Na história contemporânea da política mato-grossense, não há registro de político que tenha ocupado o cargo vice-governador e, depois, conseguido se eleger como titular da vaga. O mesmo paradigma pretende romper o governador Blairo Maggi (PR), já que também não existe ex-governador que, em seguida, se elegeu senador. Em março de 2002, Dante de Oliveira (PSDB) deixaria o governo, após mais de sete anos de mandato, para disputar uma cadeira no Senado Federal. Mesmo com um governo bem avaliado, Dante não se elegeu senador. Ele transmitiu o governo ao vice Rogério Salles (PSDB) que não tentou reeleição em 2006. Na ocasião, o candidato do partido foi o ex-senador Antero Paes de Barros (PSDB), que foi derrotado pelo republicano Blairo Maggi. O primeiro vice de Dante, o peemedebista Márcio Lacerda, de Cáceres, também deixou o governo e em seguida tentou sem sucesso uma vaga na Câmara Federal. Num momento anterior, em 1994, o atual suplente de senador e então vice-governador, Osvaldo Sobrinho (PTB), foi candidato com o apoio do governador Jayme Campos (DEM). Contudo foi derrotado por Dante de Oliveira, que elegeu-se com 75% dos votos válidos. (JC)