Primeira Página
Quarta-feira, 30 de Maio de 2007, 22h:20
A
A
INOVAÇÃO
Governador compõe conselho político
Líderes de partido na Assembléia Legislativa vão integrar o grupo que vai discutir com membros do Executivo direcionamento da gestão
NOELMA OLIVEIRA
Da Editoria
O governador Blairo Maggi (PR) confirmou na reunião com 22 deputados estaduais a formação de um conselho político, que começa a se reunir a partir do próximo mês. A composição será com integrantes da Assembléia Legislativa, dirigentes partidários da base aliada e o coordenador da bancada federal em Mato Grosso, deputado federal Carlos Abicalil (PT). O conselho político é uma das inovações deste segundo mandato de Maggi, que pretende adotar o mesmo estilo de governar do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que instituiu um grupo político. Presidente da Assembléia Legislativa, Sérgio Ricardo (PR) apoiou integralmente a proposta do governador ao dá oportunidade de abrir um canal de conversas com os partidos e os deputados. No seu entendimento, estas reuniões estreitam a relação e poderão ser discutidos projetos antes de ser encaminhado à Assembléia Legislativa. Desta forma, entende Sérgio, os deputados vão conhecer as propostas do governo e defendê-las na Assembléia Legislativa. Um dos exemplos citados pelo parlamentar foi a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que chegou ontem ao Parlamento. Segundo ele, o assunto não foi discutido antes com os deputados. Nem mesmo os governistas! Sérgio entende que a formação do conselho político vai permitir que as questões do governo sejam discutidas no macro. A três reuniões mantidas entre o chefe do Executivo e os deputados foram para negociar projetos específicos já em tramitação na Assembléia Legislativa. Neste caso, o conselho pode evitar celeuma e possível crise entre os dois Poderes. Discutir antes evita o travamento, acrescentou Sérgio Ricardo. É uma maneira também de fortalecer o governo. Fortalece a gestão, além das sugestões, ponderou o parlamentar republicano. O conselho político, além de integrantes do governo, como Blairo Maggi, o vice-governador Silval Barbosa (PMDB) e do secretário-chefe da Casa Civil, será integrado pelos deputados líderes dos partidos na Assembléia Legislativa. Neste caso, apenas as lideranças do arco de aliança do governo. Os presidentes dos partidos também terão assento no conselho político ou podem indicar um representante da legenda. O primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, José Riva (PP), afirmou que é uma forma de compartilhar as decisões. A troca de idéias permite que mais cabeças juntas pensam mais e têm menos possibilidade de errar, mas depende de quem vai compartilhar, afirmou Riva, se referindo aos políticos que vão integrar o conselho. Ele atestou que o governador confirmou a informação, mas de forma genérica. Ele acha interessantes as discussões para que as coisas andem mais centralizadas e também no compartilhamento nas decisões.