NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 24 de Junho de 2026

Primeira Página
Terça-feira, 17 de Novembro de 2009, 00h:37

EX-GOVERNADOR

É grave estado de saúde de Garcia Neto

Boletim médico divulgado ontem apontava para um quadro clínico considerado gravíssimo, respirando com o auxílio de ventilação mecânica

JULIANA SCARDUA
Da Reportagem
Vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), o ex-governador José Garcia Neto, 87 anos, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Jardim Cuiabá. Até o fechamento da edição, o estado de saúde era considerado gravíssimo. Ontem, familiares e amigos aguardavam os resultados de uma bateria de exames a que Garcia Neto foi submetido. O principal deles é o eletroencefalograma, que poderia constatar se há ou não atividade cerebral. Ontem, eram intensos os rumores de que a idade avançada e o impacto do derrame cerebral impunham poucas chances a uma melhora significativa do estado de saúde. Garcia Neto estava na casa da família em Chapada dos Guimarães, no domingo, quando começou a se sentir mal. Segundo parentes, ele não havia apresentado qualquer mal-estar nos últimos dias e passava por um período de tranqüilidade no que diz respeito à saúde. Trazido para Cuiabá, ele chegou a ser submetido a uma cirurgia, ainda no domingo. Boletim divulgado durante a manhã de ontem, assinado pelo médico Ronaldo Marcelo Taques, apontava para o estado de saúde “muito grave” enfrentado pelo paciente. O laudo também indicava que Garcia Neto não estava sedado naquele momento, que estava respirando com o auxílio de ventilação mecânica, com a pressão arterial sustentada com medicamentos e com a performance cardíaca e volume urinário “adequados”. Ontem, familiares se mantinham reservados, evitando conversar com jornalistas. Entre as pessoas que passavam ontem pelo hospital em busca de informações e para dar apoio à família estava o ex-prefeito e ex-conselheiro do Tribunal de Contas Aecim Tocantins. Amigos pessoais há décadas, os dois militaram juntos na antiga UDN. Engenheiro civil e uma das figuras mais conhecidas na velha guarda da política mato-grossense, Garcia Neto é sergipano e mora há mais de 60 anos em Mato Grosso. Trazido ao Estado pelos rumos da profissão, foi na política que ele fez história em Mato Grosso – tanto por grandes feitos quanto por conduzir o governo (1975-1979) à época da divisão do Estado. Garcia Neto foi o primeiro prefeito eleito de Cuiabá e também ostenta no currículo político os cargos de vice-governador e deputado federal por dois mandatos. Porém, amargou derrotas em dois pleitos disputados ao Senado Federal, segundo ele, reflexo da rejeição popular fomentada no processo de divisão do Estado. Reação que ele continuava a classificar em entrevistas a jornalistas, mesmo passados 30 anos, como a maior injustiça já sofrida.

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL