Sem resposta do Supremo Tribunal Federal (STF) quanto à possibilidade de votar a liberdade do deputado estadual Gilmar Fabris (PSD), a Comissão de Ética da Assembleia Legislativa irá solicitar a transferência do social democrata para o Quartel do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, no bairro Verdão. A medida visa garantir o que determina a legislação, tendo em vista que o parlamentar possui foro privilegiado e tem direito a sala de estado maior em casos de detenção. Além disso, os parlamentares da Comissão de Ética teriam recebido uma denúncia de que Gilmar Fabris estaria sofrendo maus tratos e recebendo tratamento mais rígido em relação aos demais detentos da unidade prisional. Preso desde o último dia 15, o parlamentar encontra-se no Centro de Custódia de Cuiabá e divide cela com o ex-vereador João Emanuel Moreira Lima. A transferência será solicitada junto à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). A intenção da Mesa Diretora era, primeiramente, votar a manutenção ou não da prisão preventiva do parlamentar. O comunicado a cerca da detenção do parlamentar chegou ao Parlamento Estadual na semana passada. No documento, entretanto, o ministro Luiz Fux impediu o Legislativo de votar em plenário a decisão de manter ou não a prisão preventiva de Fabris com base na jurisprudência, ou seja, decisões parecidas que ocorreram em outros estados. (KA)