NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 24 de Junho de 2026

Primeira Página
Quinta-feira, 06 de Fevereiro de 2014, 22h:06

CHICO DALTRO

Candidatura independe de saída de Silval

Em ato com a presença do presidente nacional, Gilberto Kassab, PSD lançou vice-governador como pré-candidato ao comando do Palácio Paiaguás

THIAGO ANDRADE
Da Reportagem
Em ritmo de comício, o vice-governador Chico Daltro (PSD) foi lançado pré-candidato ao comando do Paiaguás. A definição ainda depende de consenso com o grupo que apoia a gestão Silval Barbosa (PMDB), mas já independe da decisão do peemedebista de deixar ou não o cargo para disputar uma vaga no Senado. O evento de lançamento da pré-candidatura foi realizado ontem a noite e contou com a participação do presidente nacional do PSD, o ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Também estiveram presentes lideranças de diversas agremiações que compõe o arco governista, bem como outros pré-candidatos da legenda. Diferente do que pregou no ano passado, quando tinha a intenção de disputar apenas as chapas proporcionais, o PSD agora está decido a conquistar um lugar na majoritária. Chico Daltro acredita que o tamanho da legenda no Estado - hoje o PSD é o partido que tem o maior número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores - acaba credenciando a agremiação a ter um nome ao governo do Estado. Conforme o presidente nacional da legenda, a intenção é repetir o arco de alianças que deve apoiar a campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) em Mato Grosso. Parte destas siglas já compõem a base de sustentação de Silval. Kassab também ressaltou ser importante a unidade do grupo. Disse esperar que a candidatura de Daltro se consolide até junho, mês em que devem ser realizadas as convenções. “A prioridade do PSD é lançar um candidato a governador e nós temos um bom candidato. Não podemos cogitar uma aliança para lançar o vice, quando temos um nome posto pelo partido para disputar o governo”, diz o secretário-geral da legenda, deputado José Riva, descartando a possibilidade de o partido pleitear outro cargo na chapa majoritária. Riva pondera, todavia, que com o lançamento de Daltro, o PSD não deve se fechar para as conversações. O parlamentar defende que a base governista caminhe junta. “A princípio nosso nome é Chico Daltro, mas nós vamos discutir com o PR, PT, PMDB, PROS, PCdoB e com todos os partidos”. O deputado também rechaça a tese de que o grupo governista deveria seguir dividido, na tentativa de forçar um segundo turno contra o senador Pedro Taques (PDT), tido, até o momento, como o favorito na disputa ao Paiaguás. Em São Paulo, por exemplo, os partidos que apoiam a presidente Dilma devem lançar pelo menos três candidatos ao governo para tentar levar o tucano Geraldo Alckmin a uma segunda disputa. O próprio Kassab, no entanto, que deve ser um destes candidatos, também descarta a possibilidade de isso acontecer em Mato Grosso. COMPOSIÇÃO – Conforme Riva, o PSD trabalha para atrair o DEM para a ala governista. Ele avalia o senador Jayme Campos (DEM) como uma boa liderança e pontua ser interessante que o grupo tenha um bom nome ao Senado. Jayme deve tentar a reeleição.

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL