Primeira Página
Sábado, 30 de Agosto de 2014, 12h:56
A
A
SENADO
Candidato expõe as suas propostas
Esta é a primeira de cinco reportagens que o Diário trará nos finais de semanas com os candidatos ao Senado Federal nestas eleições
THIAGO ANDRADE
Da Reportagem
O ex-governador Rogério Salles, candidato ao Senado pelo PSDB, elenca ao Diário quais a cinco principais ações que vai desempenhar caso seja eleito senador no próximo dia 5 de outubro. O tucano diz vai trabalhar junto ao governo federal para que a União assuma, de fato, a segurança em toda a fronteira do Estado com a Bolívia. Atualmente, o Estado, por meio do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), tem atuado nos mais de 700 quilômetros que dividem Mato Grosso do país vizinho. Destaca que o governo é omisso nesta questão e que isso acaba por tirar polícias que deveriam estar nas ruas no combate à criminalidade. Mas, estão de guarda na fronteira, em atuação que deveria ser das Forças Armadas, Polícia Nacional ou mesmo da Força Nacional. Afirma que por conta dessa omissão do governo federal em cuidar, de fato, da fronteira o Estado fica vulnerável à criminalidade. "Por lá entram droga e armas e saem carros roubados", diz. Salles conta que pretende defender no Congresso Nacional uma melhor divisão na distribuição das receitas. "O governo federal concentra demais os recursos em Brasília e daí repassa aos municípios a conta-gotas", afirma. Para ele, essa postura faz com que os parlamentares fiquem de pires nas mãos para o governo atrás de emendas. Afirma que isso nada mais é que um artifício do governo para comprar base parlamentar. Destaca que as emendas, por muitas vezes, são focos de corrupção, onde o parlamentar já faz negociação com a empreiteira ou empresa que vai receber o recurso para executar obras/programas. O tucano diz que vai lutar para que o governo federal tenha uma maior participação nos recursos da saúde. "Cada vez mais cria-se programas e a União e o Estado não dão a contrapartida o que onera os municípios. Constitucionalmente os municípios deveriam gastar 15% com saúde, mas têm prefeitura que arca com 30%", explica. Salles afirma que vai trabalhar para melhorar a logística do Estado, mas não com o pensamento de somente escoar a produção. Mas, sim, com a ideia de integrar o Estado como um todo. Destaca a importância de existirem vários modais de transporte na mesma direção para que haja uma competição entre si. Com isso, o custo do frete diminuiria e as mercadorias produzidas no Estado chegariam ao mercado internacional com valor mais competitivo. Reforma tributária é a quinta prioridade elencada por Salles. Para ele, o país só vai voltar se desenvolver se houver uma melhoria no sistema tributário nacional. Uma Reforma Tributária representaria uma mudança na atual estrutura e na legislação de impostos, taxas e contribuições vigentes no país. O tema é fruto de debate da política econômica nacional há quase 20 anos. Desde então, várias propostas foram apresentadas, especialmente as de autoria do Poder Executivo Federal. Recentemente, nova tentativa do Executivo foi projetada por meio da PEC 233/2008. O oposicionista afirma que vai defender uma maior atenção do governo federal com Mato Grosso em todos os aspectos, tendo em vista a importância do Estado para a economia do país.