NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 24 de Junho de 2026

Primeira Página
Quarta-feira, 01 de Fevereiro de 2017, 20h:05

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Botelho assume presidência da AL

Da roça para a escola. Da escola para o curso de engenharia elétrica. Da faculdade para a sala de aula enquanto professor paralelamente à atividade empresarial. Daí para a política em 2014 quando se elegeu deputado estadual. Ao ser empossado na Assembleia em janeiro de 2015 Botelho conquistou a vice-presidência da mesa diretora. Ontem, assumiu a presidência daquele Legislativo, cargo para o qual foi eleito em setembro do ano passado, com 21 dos 24 votos dos deputados. No pronunciamento de posse o novo presidente pregou a independência e a harmonia entre os poderes, ressaltou os valores da democracia e do Parlamento, e agradeceu aos colegas e familiares. O tom do discurso de posse de Botelho evidenciou que sua gestão na mesa diretora não será diferente das de seus antecessores – marcadas por amplo entendimento entre os parlamentares independentemente que sejam de situação ou oposição -, mas sem prejuízo do chamado cunho pessoal, aquele que dá singularidade a alguns atos políticos e administrativos. Guilherme Maluf (PSDB), que transmitiu a presidência a Botelho assumiu a primeira secretaria da Assembleia; os dois serão os ordenadores de despesas. No pronunciamento de despedida Maluf destacou que atuou em defesa do funcionalismo, que promoveu a ocupação de cargos por servidores concursados e que a Assembleia devolveu R$ 20 milhões ao Palácio Paiaguás, montante esse que somado a uma contrapartida do governo permitiu a compra de 150 ambulâncias para os 141 municípios e algumas entidades filantrópicas em Cuiabá e outras cidades. O líder do governo na Assembleia, Dilmar Dal’Bosco (DEM) destacou que os projetos de interesse do governador Pedro Taques receberão de Botelho o mesmo tratamento que recebiam de Maluf, no tocante à tramitação. Dal’Bosco observou que cada presidente procura imprimir administração ao seu estilo, mas que o perfil de Botelho é semelhante ao de Maluf e “nós temos uma base de sustentação ampla, da qual os dois fazem parte”, sintetizou. No pronunciamento na posse o governador Pedro Taques agradeceu a Assembleia pelo apoio que recebeu nos dois anos a presidência de Maluf. Taques destacou que a viabilização da implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres somente foi possível graças aos deputados. Taques destacou a importância da democracia salientando o papel da oposição, pois no seu entendimento todo governante precisa de oposição. Por essa linha de pensamento saudou a bancada oposicionista ao seu governo. Fora da tribuna Taques também falou sobre a relação institucional de seu governo com a Assembleia, classificando-a de “excelente”. Destacou que não vê nenhum problema na esfera política com a mudança do presidente. Para ele, Maluf e Botelho são “bons companheiros”. A posse de Botelho reuniu as mais diversas correntes políticas de Mato Grosso e representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas do Estado, 13ª Brigada de Infantaria Motorizada. Os deputados federais Nilson Leitão (PSDB), Victorio Galli (PSC) e Fábio Garcia (PSB) representaram a Câmara dos Deputados. Prefeitos e vereadores de vários municípios também compareceram à solenidade, que foi realizada no período matutino, no Teatro Zulmira Canavarros, ao lado da Assembleia. Os ex-deputados estaduais Emanuel Pinheiro (PMDB) e Zé Carlos do Pátio (SD) participaram da posse. Ambos deixaram a Assembleia para assumirem as prefeituras de seus municípios, cargos para os quais foram eleitos em outubro do ano passado; Emanuel Pinheiro é prefeito de Cuiabá e Zé do Pátio de Rondonópolis. (EG)

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL