Primeira Página
Quarta-feira, 01 de Fevereiro de 2017, 20h:05
A
A
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Botelho assume presidência da AL
Da roça para a escola. Da escola para o curso de engenharia elétrica. Da faculdade para a sala de aula enquanto professor paralelamente à atividade empresarial. Daí para a política em 2014 quando se elegeu deputado estadual. Ao ser empossado na Assembleia em janeiro de 2015 Botelho conquistou a vice-presidência da mesa diretora. Ontem, assumiu a presidência daquele Legislativo, cargo para o qual foi eleito em setembro do ano passado, com 21 dos 24 votos dos deputados. No pronunciamento de posse o novo presidente pregou a independência e a harmonia entre os poderes, ressaltou os valores da democracia e do Parlamento, e agradeceu aos colegas e familiares. O tom do discurso de posse de Botelho evidenciou que sua gestão na mesa diretora não será diferente das de seus antecessores marcadas por amplo entendimento entre os parlamentares independentemente que sejam de situação ou oposição -, mas sem prejuízo do chamado cunho pessoal, aquele que dá singularidade a alguns atos políticos e administrativos. Guilherme Maluf (PSDB), que transmitiu a presidência a Botelho assumiu a primeira secretaria da Assembleia; os dois serão os ordenadores de despesas. No pronunciamento de despedida Maluf destacou que atuou em defesa do funcionalismo, que promoveu a ocupação de cargos por servidores concursados e que a Assembleia devolveu R$ 20 milhões ao Palácio Paiaguás, montante esse que somado a uma contrapartida do governo permitiu a compra de 150 ambulâncias para os 141 municípios e algumas entidades filantrópicas em Cuiabá e outras cidades. O líder do governo na Assembleia, Dilmar DalBosco (DEM) destacou que os projetos de interesse do governador Pedro Taques receberão de Botelho o mesmo tratamento que recebiam de Maluf, no tocante à tramitação. DalBosco observou que cada presidente procura imprimir administração ao seu estilo, mas que o perfil de Botelho é semelhante ao de Maluf e nós temos uma base de sustentação ampla, da qual os dois fazem parte, sintetizou. No pronunciamento na posse o governador Pedro Taques agradeceu a Assembleia pelo apoio que recebeu nos dois anos a presidência de Maluf. Taques destacou que a viabilização da implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres somente foi possível graças aos deputados. Taques destacou a importância da democracia salientando o papel da oposição, pois no seu entendimento todo governante precisa de oposição. Por essa linha de pensamento saudou a bancada oposicionista ao seu governo. Fora da tribuna Taques também falou sobre a relação institucional de seu governo com a Assembleia, classificando-a de excelente. Destacou que não vê nenhum problema na esfera política com a mudança do presidente. Para ele, Maluf e Botelho são bons companheiros. A posse de Botelho reuniu as mais diversas correntes políticas de Mato Grosso e representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas do Estado, 13ª Brigada de Infantaria Motorizada. Os deputados federais Nilson Leitão (PSDB), Victorio Galli (PSC) e Fábio Garcia (PSB) representaram a Câmara dos Deputados. Prefeitos e vereadores de vários municípios também compareceram à solenidade, que foi realizada no período matutino, no Teatro Zulmira Canavarros, ao lado da Assembleia. Os ex-deputados estaduais Emanuel Pinheiro (PMDB) e Zé Carlos do Pátio (SD) participaram da posse. Ambos deixaram a Assembleia para assumirem as prefeituras de seus municípios, cargos para os quais foram eleitos em outubro do ano passado; Emanuel Pinheiro é prefeito de Cuiabá e Zé do Pátio de Rondonópolis. (EG)