Primeira Página
Segunda-feira, 21 de Março de 2011, 20h:43
A
A
ESTRATÉGICO
Bancada pode deixar emendas para Silval
Os parlamentares federais de Mato Grosso devem deixar as emendas individuais à disposição do governador para investir em pavimentação de rodovias
ANA ROSA FAGUNDES
Da Reportagem
A bancada federal de Mato Grosso - formada por oito deputados federais e três senadores estuda destinar todas as emendas parlamentares a que cada um tem direito para um projeto específico do governo estadual. Conforme o deputado Wellington Fagundes (PR), a estratégia é que, com uma demanda específica, a liberação do dinheiro federal seja mais fácil. O governador Silval Barbosa (PMDB) colocou o projeto de interligação rodoviária entre todas as 141 cidades do Estado como prioridade e opção para o empenho das emendas. Os parlamentares e o governador se reuniram ontem, no Palácio Paiaguás. Além da destinação das emendas, também foi discutida a necessidade de indicação de nomes de Mato Grosso para integrarem cargos em órgãos e instituições federais, em Brasília. A representação do Estado, mesmo que em cargos secundários, ajuda no processo de liberação de recursos e projetos para Mato Grosso. Líder da bancada federal de Mato Grosso no Congresso, Fagundes afirmou que os parlamentares estão perdendo muitas emendas agindo individualmente. Eles indicam, mas o valor não é empenhado, ou seja, a obra prevista não é executada porque o dinheiro não é liberado pelo governo federal. Nós temos que mudar a estratégia, já que estamos perdendo emendas. A força do governo do Estado é muito importante nesse processo também, para que as emendas sejam liberadas no próximo ano, disse Wellington. Como cada parlamentar terá direito à indicação de R$ 13,5 milhões em emendas individuais este ano, a intenção é de que todos os deputados e senadores direcionem esse valor para algum projeto específico. O montante pode chegar a quase R$ 150 milhões. Essa foi uma sugestão dos próprios parlamentares. E se eles colocam 150 milhões num determinado projeto e o governo mais R$ 150 milhões teremos mais garantia de execução do planejado, disse Silval Barbosa. Essas emendas discutidas pela bancada são de 2011 que serão executadas em 2012. Além do plano do interligamento asfáltico de todos os municípios do Estado, o governador também citou como interessante para a destinação as emendas federais projetos no setor da saúde e da agricultura familiar. A ligação rodoviária de pelo menos uma via entre as 141 cidades de Mato Grosso foi uma das promessas de campanha à reeleição de Silval, ano passado. Faltam ainda cerca de 2,6 mil km para essa promessa seja cumprida. Com essas emendas individuais, que no ano passado foi de R$ 15 milhões para cada um, geralmente os deputados atendem prefeituras, com obras de menor custo. Para suprir essas demandas pequenas, o deputado federal Carlos Bezerra (PMDB) disse que o governo do Estado passar a fazer este atendimento, já que toda a emenda dos deputados será destinada ao projeto do governo estadual. Participaram da reunião os três senadores, Jayme Campos (DEM), Blairo Maggi (PR) e Pedro Taques (PDT), e os deputados federais Wellington Fagundes (PR), Ságuas Moras (PT), Homero Pereira (PR), Valtenir Pereira (PSB), Carlos Bezerra (PMDB), Roberto Dorner (PP) e Nery Geller (PP). Deputado federal licenciado, ocupando cargo de secretários de Estado de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima (PP) também esteve no encontro. Apenas o deputado Júlio Campos (DEM) não participou.