NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 24 de Junho de 2026

Primeira Página
Quinta-feira, 10 de Março de 2016, 21h:23

PARCERIA

AL e AMM atuarão conjuntamente

A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso vão definir atuações conjuntas em prol dos 141 municípios do Estado. A ideia é proporcionar meios e maneiras para que os prefeitos possam definir as políticas públicas para atendimento à população. Os presidentes da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), e da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga (PSD), assinalaram que a intenção maior é permitir que os 141 municípios de Mato Grosso tenham acesso a informações, capacitação e serviços que permitam aos gestores públicos atender a população. A conversa de ambos começou logo após a diretoria da AMM, composta por 35 prefeitos e outros 20 de diferentes regiões do Estado, se reunirem com o governador Pedro Taques (PSDB) para apresentar as demandas nas áreas de Saúde, Educação, Infraestrutura e Meio Ambiente, na última quarta-feira. “Buscamos interlocutores que nos auxiliem enquanto entes públicos a encontrar soluções para as dificuldades enfrentadas pelos municípios em todas as esferas, ou seja, não apenas no Estado, mas também perante a União˜, disse o presidente da AMM, Neurilan Fraga, que é prefeito de Nortelândia. Para o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), as dificuldades financeiras do governo do Estado, que vem sofrendo pela retenção de repasses federais que foram reduzidos em mais de 78%, acabam levando o Estado a encontrar dificuldades para fazer frente aos compromissos mais primordiais. “Temos que ser criativos e encontrar soluções para os problemas da sociedade, sendo que uma atuação conjunta do Estado com os municípios pode diminuir custos e ampliar a capacidade de atendimento nas áreas essenciais como Saúde, Segurança e Educação”, disse o presidente da Assembleia, apontando que apenas da desoneração das exportações Mato Grosso tem para receber do Governo Federal de 2015 e 2016 cerca de R$ 1 bilhão, sem contar as transferências de capital que estão cerceadas pela equipe econômica. Guilherme Maluf e Neurilan Fraga ficaram de definir agendas conjuntas de atuação junto ao governador Pedro Taques, que tem demonstrado preocupação com a situação da economia de Mato Grosso, mas querem definir ações junto à bancada federal e também ao Governo Federal para cobrar um calendário de liberações que assegurem um mínimo de planejamento para as economias municipais. ˜Existem avanços no Governo Federal que estão deixando os municípios de fora e isto é inaceitável”, disse Neurilan Fraga, citando a questão da repatriação dos recursos no exterior e o recém-votado projeto dos cassinos que também deveria ter destinado parte dos recursos da arrecadação para estados e municípios. Como desdobramento da última reunião, o governador Pedro Taques convidou os 141 prefeitos de todo o Estado para um ?novo encontro com ele e todos os secretários estaduais no dia 30 de março, quando assuntos de interesse mútuo serão debatidos.

Edição EDIÇÃO 16969




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL