Primeira Página
Quinta-feira, 10 de Março de 2016, 21h:23
A
A
PARCERIA
AL e AMM atuarão conjuntamente
A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso vão definir atuações conjuntas em prol dos 141 municípios do Estado. A ideia é proporcionar meios e maneiras para que os prefeitos possam definir as políticas públicas para atendimento à população. Os presidentes da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), e da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga (PSD), assinalaram que a intenção maior é permitir que os 141 municípios de Mato Grosso tenham acesso a informações, capacitação e serviços que permitam aos gestores públicos atender a população. A conversa de ambos começou logo após a diretoria da AMM, composta por 35 prefeitos e outros 20 de diferentes regiões do Estado, se reunirem com o governador Pedro Taques (PSDB) para apresentar as demandas nas áreas de Saúde, Educação, Infraestrutura e Meio Ambiente, na última quarta-feira. Buscamos interlocutores que nos auxiliem enquanto entes públicos a encontrar soluções para as dificuldades enfrentadas pelos municípios em todas as esferas, ou seja, não apenas no Estado, mas também perante a União, disse o presidente da AMM, Neurilan Fraga, que é prefeito de Nortelândia. Para o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), as dificuldades financeiras do governo do Estado, que vem sofrendo pela retenção de repasses federais que foram reduzidos em mais de 78%, acabam levando o Estado a encontrar dificuldades para fazer frente aos compromissos mais primordiais. Temos que ser criativos e encontrar soluções para os problemas da sociedade, sendo que uma atuação conjunta do Estado com os municípios pode diminuir custos e ampliar a capacidade de atendimento nas áreas essenciais como Saúde, Segurança e Educação, disse o presidente da Assembleia, apontando que apenas da desoneração das exportações Mato Grosso tem para receber do Governo Federal de 2015 e 2016 cerca de R$ 1 bilhão, sem contar as transferências de capital que estão cerceadas pela equipe econômica. Guilherme Maluf e Neurilan Fraga ficaram de definir agendas conjuntas de atuação junto ao governador Pedro Taques, que tem demonstrado preocupação com a situação da economia de Mato Grosso, mas querem definir ações junto à bancada federal e também ao Governo Federal para cobrar um calendário de liberações que assegurem um mínimo de planejamento para as economias municipais. Existem avanços no Governo Federal que estão deixando os municípios de fora e isto é inaceitável, disse Neurilan Fraga, citando a questão da repatriação dos recursos no exterior e o recém-votado projeto dos cassinos que também deveria ter destinado parte dos recursos da arrecadação para estados e municípios. Como desdobramento da última reunião, o governador Pedro Taques convidou os 141 prefeitos de todo o Estado para um ?novo encontro com ele e todos os secretários estaduais no dia 30 de março, quando assuntos de interesse mútuo serão debatidos.