NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

POLÍCIA
Terça-feira, 25 de Agosto de 2015, 20h:43

ASSALTO A BANCOS

Preso bando que agia em oito cidades

Policiais de quatro delegacias do Nortão participaram da ação que desarticulou quadrilha que explodia caixas eletrônicos

RODIVALDO RIBEIRO
Da Reportagem
Uma quadrilha muito bem organizada de assaltantes de caixas eletrônicos no norte de Mato Grosso mediante explosão com dinamite foi desarticulada com a prisão, na manhã de ontem (25), de seus principais líderes. São eles: Patrícia Almeida do Nascimento, Rafael Araújo Batista, Francinaldo Santos do Vale, com 32 anos, cada, e Romário Gonzáles, de idade não informada. Todos com mandados de prisão decretados por crimes como organização criminosa, tráfico de drogas, roubo furto e receptação. A agora acusada Patrícia seria a esposa do líder da quadrilha, Eberson Correia de Campos, vulgo “Churrasqueiro”, preso pela Polícia Civil em março deste ano. De acordo com as investigações, Patrícia era quem ia às agências bancárias escolhidas para sofrerem os ataques e depositava um envelope em branco, mas registrando um valor qualquer no caixa automático e registrando no sistema do caixa esse valor. Ela aproveitava para sondar a configuração do local e, após a explosão dos caixas, retornava ao banco e, em posse do comprovante de depósito, requeria o ressarcimento do valor registrado no documento. Um dos últimos identificados como integrante da quadrilha, Rafael Batista, segundo o delegado de polícia que coordenou a ação, Fabiano Pitoscia, seria o fornecedor dos explosivos à gangue de assaltantes liderada por Eberson Correia, marido de Patrícia. Além disso, diz o delegado Pitoscia, há fortes indícios de sua atuação no tráfico de drogas na região. Os policiais civis efetuaram a prisão de Francinaldo, identificado como responsável por auxiliar o líder da quadrilha na separação e montagem dos explosivos, em Peixoto de Azevedo. Quarto integrante da quadrilha, Romário foi preso pela equipe da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Sinop, acusado de ser autor de vários roubos e furtos acontecidos nas cidades de Colíder e Sinop, além de praticar os crimes de tráfico de drogas e receptação. Os quatro foram identificados durante investigações da equipe da Delegacia de Colíder como operadores da gangue especializada em explosões de caixas eletrônicos na mesma região norte onde cada um deles foi preso, divididos entre os municípios de Colíder (650 quilômetros de distância, ao norte da capital), Peixoto de Azevedo (691 quilômetros), e Sinop (cerca de 500 quilômetros). Os mandados de prisão ontem cumpridos foram expedidos pela Justiça de Colíder e efetivados em ação integrada das Delegacias de Colíder, Peixoto de Azevedo e Sinop, com apoio da equipe de policiais civis de Nova Canaã do Norte (699 km ao Norte). O delegado de Colíder, Ruy Guilherme Peral da Silva, que conduziu as investigações disse que durante a conclusão do inquérito, 21 suspeitos foram indiciados e tiveram os pedidos de prisão preventiva representados em juízo pelos crimes de organização criminosa e furto qualificado em desfavor de agências bancárias e explosão de caixas eletrônicos praticados também nos municípios de Colíder, Nova Canaã do Norte e Matupá.

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL