NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 24 de Junho de 2026

POLÍCIA
Sábado, 06 de Novembro de 2010, 10h:06

NARCOTRÁFICO

MT é 2º em apreensão de entorpecentes

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu somente neste ano 707 quilos de cocaína nas cinco rodovias federais de Mato Grosso durante as abordagens de rotina. Esse número coloca o Estado em segundo lugar em quantidade de apreensão em todo o país e representa quase 20% do total. De janeiro a outubro, os policiais retiraram de circulação cerca de 3,8 toneladas. Mato Grosso do Sul foi o estado campeão de apreensão, com cerca de 1.100 quilos. Segundo a PRF, na maioria dos casos, o entorpecente apreendido ainda encontra-se em sua forma bruta, mas aumenta a quantidade ao ser batizado. Cada quilo de pasta-base, após o refino, pode ser transformado em até cinco quilos de cocaína. “O volume de apreensões em Mato Grosso pode ser explicado pela grande extensão territorial de fronteira seca. Além disso, o Estado é vizinho da Bolívia, considerado um dos maiores produtores da droga no mundo”, explicou um policial. Os mais de 700 quilos apreendidos não ficariam no Estado - seriam levados para outras regiões e, principalmente para Goiás e Brasília. Além de encontrar cocaína escondida em lataria e outras partes de veículos, os policiais apreenderam entorpecentes em ônibus. Na semana passada, os policiais, na BR-070, próximo a Poconé, apreenderam 4,4 quilos de pasta-base de cocaína que também estavam num ônibus que fazia o itinerário Sapezal-Cuiabá. Ao revistarem o interior do veículo, os policiais encontraram sob bancos de passageiros 11 tabletes contendo a droga, que estavam enrolados em meias masculinas. No mesmo dia, os policiais fizeram a apreensão de 23 quilos da droga que estavam escondidos num caminhão durante uma abordagem na estrada de Matão, que liga a BR-174 à Bolívia. Duas pessoas foram presas, mas o principal suspeito conseguiu escapar. Trata-se do motorista José Guilherme dos Santos, que fugiu ao ver os policiais, mas a esposa dele, Maria de Fátima Oliveira Paim, foi presa. Ela permaneceu dentro do caminhão juntamente com uma criança de 4 anos. A irmã dela, Valdete de Oliveira, também foi presa. Ela pilotava uma motocicleta Honda e atuava como “batedora” vindo na frente para avisar, em caso de barreira policial pelo caminho. Ao revistar o caminhão, os policiais encontraram a droga escondida dentro de um tambor plástico na carroceria. (AR)

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL