POLÍCIA
Terça-feira, 23 de Março de 2010, 20h:33
A
A
NOVO ALVO
Micro-ônibus são objeto de extorsão
Depois de motos e automóveis serem roubadas e usadas para pagamento de resgate, veículo do transporte é levado por assaltantes de Cuiabá para o mesmo fim
ADILSON ROSA
Da Reportagem
Como se já não bastassem os roubos seguidos de extorsão envolvendo motocicletas e automóveis na Grande Cuiabá, surgiu agora a extorsão de micro-ônibus. O crime ocorreu anteontem à noite no bairro Pedra 90, onde dois homens armados com revólveres roubaram um micro-ônibus da empresa Executiva Norte e exigiram R$ 25 mil de resgate. Policiais militares do 9º Batalhão passaram a madrugada trabalhando no caso e prenderam dois envolvidos: César Luiz Rodrigues da Silva, de 21 anos, reconhecido como um dos assaltantes, e o chacareiro Orico Fernandes da Cruz, de 30, que ajudou a esconder o veículo. Segundo policiais militares, falta prender o terceiro envolvido que ligou para o gerente da empresa exigindo o pagamento de R$ 25 mil para que o micro-ônibus fosse devolvido. Ainda na Delegacia (do Complexo do Coxipó), quando confeccionávamos o boletim de ocorrência, o assaltante ainda ligava no celular do representante da empresa, disse um policial. O roubo do veículo ocorreu por volta das 23 horas, no momento em que o motorista trafegava pela rua 24 do bairro Pedra 90 para pegar um passageiro. O micro é usado para levar os passageiros até a empresa e, de lá, saem em vans para o itinerário contratado. Fui rendido nessa rua. Os ladrões ainda me espancaram. De lá me levaram para um local escuro onde fiquei amarrado. Levaram mais coisas minhas, relatou o motorista em depoimento ao delegado Anderson Veiga, da Delegacia do Coxipó. Além do celular, roubaram também R$ 150 em dinheiro. Enquanto o motorista ficava no cativeiro improvisado, os ladrões levaram o micro-ônibus até a chácara de Orico, onde ficou escondido. A partir daí, outro integrante do bando começava a ligar para a empresa exigindo o resgate. O motorista lembrou aos bandidos que o micro-ônibus é usado e está avaliado em cerca de R$ 70 mil. Os policiais acreditam que os bandidos iriam diminuir esse valor para até R$ 10 mil. O micro-ônibus, no entanto possui rastreador e a empresa acionou a PM fornecendo a localização. A partir das informações, os militares do 9º Batalhão chegaram até a chácara onde estava o coletivo. Orico informou que foi Cesar Luiz quem deixou o micro-ônibus lá. O jovem foi localizado, horas depois, no Pedra 90. Assim que o motorista saiu do cativeiro, informou à empresa ter sido assaltado. Na delegacia, ele reconheceu Cesar Luiz como um dos ladrões. O delegado informou que Cesar Luiz foi autuado em flagrante por roubo e Orico, por receptação, além de ambos por dano ao patrimônio público, pois na hora da prisão tentaram danificar a viatura da PM.