O cacique Raoni Metuktire, de 94 anos, apresentou evolução positiva em seu quadro de saúde e voltou a se alimentar por via oral nesta segunda-feira (23), conforme boletim divulgado pelo Hospital São Paulo, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O líder indígena está internado na unidade desde a última semana, onde se recupera de uma cirurgia de desobstrução intestinal realizada no sábado (20).
Segundo a equipe médica, Raoni iniciou a transição da alimentação por sonda para a alimentação oral, um dos principais indicativos da recuperação pós-operatória. O boletim informa ainda que o cacique permanece em evolução clínica estável, sem febre, com função renal preservada e respirando espontaneamente, sem necessidade de suporte ventilatório.
O líder indígena foi transferido para São Paulo no dia 19 de junho, após permanecer internado no Hospital e Maternidade Dois Pinheiros, em Sinop, no norte de Mato Grosso. Na unidade mato-grossense, ele foi tratado por um quadro de obstrução intestinal, desidratação e pneumonia aspirativa. A transferência teve como objetivo dar continuidade ao tratamento em um centro especializado.
No último sábado, Raoni foi submetido a uma cirurgia de desobstrução intestinal por técnica minimamente invasiva. De acordo com o Hospital São Paulo, o procedimento transcorreu sem intercorrências e o paciente vem apresentando boa resposta clínica desde então.
Esta é mais uma internação enfrentada pelo líder indígena neste ano. Nos últimos meses, Raoni também passou por tratamentos relacionados a complicações respiratórias e gastrointestinais, agravadas por comorbidades como Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), insuficiência cardíaca e hérnia diafragmática.
Reconhecido internacionalmente como uma das maiores lideranças indígenas do mundo, Raoni tornou-se símbolo da defesa da Amazônia e dos direitos dos povos originários. Líder do povo Kayapó, ganhou projeção mundial nas últimas décadas por sua atuação em defesa da preservação ambiental e pela luta pela demarcação de terras indígenas.
Durante a Assembleia Nacional Constituinte, na década de 1980, Raoni teve participação ativa na mobilização em favor da inclusão dos direitos indígenas na Constituição Federal. Ao longo de sua trajetória, também levou a causa dos povos originários a diversos países, tornando-se uma das principais vozes internacionais na defesa da floresta amazônica e de seus habitantes.




