Os policiais militares que integram o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) apreenderam na madrugada de ontem (19) US$ 128 mil dólares próximo à fronteira Brasil-Bolívia, na região de Vila Bela da Santíssima Trindade (521 quilômetros a Oeste da capital). A primeira ocorrência aconteceu quando a equipe volante do Gefron realizava o patrulhamento na MT 265, na estrada da Baía Bela, e avistou um veículo gol de cor branca. Na abordagem, os policiais localizaram a quantia de US$ 82.400 que estava escondida em um compartimento dentro do banco traseiro do carro. O resto da grana, US$ 46 mil, estava em poder de um motoqueiro que tentou fugir da abordagem dos PMs. Ele foi detido por suspeita de evasão de divisas. Muito provavelmente, informaram os policiais, o dinheiro seria utilizado para compra de cocaína boliviana. Os policiais militares disseram que a suspeita em torno do motoqueiro cheio de dólares começou porque ele não quis parar mesmo depois dos insistentes sinais sonoros para que o fizesse. Como não obedeceu, os policiais começaram uma perseguição. Na tentativa, caiu da moto e ainda assim tentou se livrar dos dólares jogando a mochila onde estava guardado o dinheiro. Esta é a segunda apreensão de dinheiro feita pelo Gefron na área de fronteira apenas em junho. No último dia 6, um casal foi preso com quase 105 mil reais e outros 37.500 dólares. Eles estavam em uma Saveiro, em cuja cabine o dinheiro estava espalhado em um total de cinco pacotes, e o homem e a mulher se preparavam para atravessar a fronteira com a Bolívia. A prisão aconteceu na MT-388, próximo à Fazenda Soteco, município de Cáceres (225 quilômetros a Oeste da Capital). Naquele dia, segundo os policiais do Gefron, um dos suspeitos contou que aquela seria a terceira vez que transportaria dinheiro para a Bolívia via fronteira mato-grossense.