POLÍCIA
Sexta-feira, 26 de Dezembro de 2008, 22h:09
A
A
DETENÇÃO
De licença, presidiário é assassinado
Jacson da Silva tinha acabado de deixar presídios da Palmeiras para passar feriado em casa quando foi atingido por tiro no olho, no bairro Areão
ADILSON ROSA
Da Reportagem
O presidiário Jacson Oliveira da Silva, de 29 anos, um dos beneficiários da licença de Natal deste ano, não teve sorte ao deixar a prisão. Ele foi assassinado com um tiro no olho no bairro Areão, em Cuiabá, quando estava indo levar dinheiro para o filho no local. Testemunhas disseram que um homem numa motocicleta se aproximou e atirou nele, matando-o na hora. O crime ocorreu na tarde de véspera do Natal, na rua Pimenta Bueno, nas proximidades do centro comunitário. Para policiais da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o crime seria um acerto de contas. Segundo policiais que participam das investigações, Jacson cumpria pena na Penitenciária Agrícola das Palmeiras, pela participação num latrocínio (roubo seguido de morte) que vitimou um taxista na Capital. Ele recebeu uma licença temporária e deveria voltar em breve para a penitenciária. Para o delegado Antônio Esperândio, de plantão na DHPP, não existem indícios de que o assassinato tenha conexão com o crime praticado por Jacson. Se tivesse, não seria um único disparo. Seria muito mais, observou. Os policiais acreditam que Jacson tenha discutido alguns dias antes com alguém e isso culminou no seu assassinato. O delegado deverá ouvir familiares na próxima semana para confirmar essas suspeitas. Testemunhas disseram que Jacson pedalava uma bicicleta nas proximidades do centro comunitário e, em dado momento, foi alcançado por um motociclista que acertou um único tiro na vítima. Jacson morreu caído por cima da bicicleta. A licença de Natal deste ano beneficiou ao menos 23 detentos do Estado. Ela é cedida somente para detentos que cumprem pena em regime semi-aberto, exceto os que cometeram crimes hediondos. O beneficio dá o direito ao preso de sair do abrigo a partir das 18 horas do dia 24 de dezembro deste ano e diz que ele tem o dever de retornar no dia 2 de janeiro de 2009. EX-PRESIDIÁRIOS - O assassinato de Jacson engrossa as estatísticas de ex-presidiários executados neste ano, na Grande Cuiabá. A vítima do último homicídio registrado na região também era um ex-presidiário. Trata-se de Ailton Rodrigues de Araújo, de 23, cumpria pena por roubo ocorrido em Rondonópolis. No caso dele, as evidências apontam para um acerto de contas, informou um policial plantonista. O assassinato ocorreu no último sábado à noite. Ailton foi executado com nove tiros na avenida principal do bairro São João Del Rey, no Coxipó, Cuiabá. Conforme policiais da DHPP, Ailton caminhava pela rua por volta das 21 horas e, em dado momento, passaram dois ocupantes de uma motocicleta. Um deles o chamou pelo apelido e, ao virar, o desconhecido descarregou a arma acertando nove tiros, principalmente na cabeça e tórax. Os policiais informaram que Ailton cumpria pena por roubo em regime semi-aberto. O crime ocorreu em Rondonópolis (a 210 quilômetros da Capital) em 2002. Além dos roubos, Ailton respondia inquérito por porte ilegal de arma, no ano de 2004.