NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

POLÍCIA
Quarta-feira, 29 de Julho de 2015, 20h:11

“TIOASTOLFO”

Blog está hospedado na Malásia

Ouvido na 1ª Delegacia de Várzea Grande, blogueiro repetiu o que havia dito ao DIÁRIO e reafirmou que conteúdo de ódio em site não é dele

RODIVALDO RIBEIRO
Da Reportagem
A Polícia Civil interrogou o blogueiro Robson “Otto” Aguiar, 26, na tarde de terça-feira (28), na 1ª Delegacia de Várzea Grande. Ele se envolveu em polêmicas por causa de matérias feitas pela Agência Estado e o portal R7. Ajudou, e muito, o fato dele também gravar um vídeo xingando a deputada estadual Janaína Riva (PSD) com uma série de impropérios impublicáveis prontamente retrucados por ela. Robson afirmou que vai processar tanto Janaína Riva quanto o R7, a primeira por associar seu nome ao conteúdo de ódio e o segundo por ligá-lo aos endereços sem dar a ele a oportunidade de se defender ou mesmo contar sua versão. Antes da Polícia Civil, no entanto, seus dois blogs já estavam sob a mira da Polícia Federal porque seus endereços haviam sido roteados para uma página disseminadora de ofensas a minorias, mulheres, homossexuais e transgêneros, a Tio Astolfo. Depois da repercussão dada pela deputada e vários sites locais às suas páginas, a Polícia Civil também resolveu inquiri-lo. Robson foi ouvido pelos delegados Eduardo Rizzoto de Carvalho, Sylvio do Vale Ferreira Junior e um técnico da Gerência de Combate a Crimes de Alta Tecnologia (Gecat). O monitoramento da página feito pelo Gecat indicou que o Tio Astolfo, como é comum em todas as páginas que divulgam esse tipo de conteúdo, está hospedado em Kuala Lumpur, Malásia. Como informado desde anteontem (28) pelo Diário, o site está fora do ar, apesar do domínio estar ativo, com a url sendo redirecionada para outro site. Outro blogueiro, conhecido na rede por divulgar conteúdo pesado e fascista, o curitibano Marcelo Silveira Mello -- apontado por Robson como responsável por associar o nome dele ao Tio Astolfo -- já havia admitido em post que era sim ele o responsável por redirecionar o conteúdo dos blogs de Robson para o tal endereço na Malásia. A Polícia Civil mato-grossense divulgou em seu site que um relatório com as informações técnicas será encaminhado à delegacia para o prosseguimento das investigações. Eles pretendem descobrir (algo bastante complicado e só possível se o roteador cometer falhas grotescas, tecnicamente falando) quem é o real dono do registro Tio Astolfo. No depoimento, nenhuma novidade em relação ao já divulgado por este Diário na edição de quarta-feira (29). Robson Aguiar declarou que teve seu nome veiculado como sendo ele o dono do conteúdo criminoso, que teve conhecimento da existência do site há mais ou menos cinco meses e que nunca postou nenhum tipo de conteúdo no Tio Astolfo. Já havia declarado o mesmo no boletim de ocorrência registrado por ele mesmo na segunda-feira, 27 de julho, admitindo ser dono somente dos blogs robson-otto-aguiar.blogspot.com.br e www.expressotemdetudo.net, “para postar opiniões de cunho pessoal sobre assuntos diversos” em blogs voltados “unicamente para entretenimento”. Também como já divulgado na matéria de ontem, Robson declarou ainda que a autoria do Tio Astolfo é do curitibano Marcelo Vale Silveira Melo, que há pelo menos três meses teria denunciado como dono do blog Puahate Brasil (veja matéria nesta mesma página com o significado dos termos PUA e PUA Hate e das suas categorizações), que divulga matérias de pedofilia, conteúdo nazista/racista e, claro, estupro. A denúncia foi feita via rede social e seria o motivo da falsa associação dele ao Tio Astolfo. Detalhe: o próprio Marcelo postou isso em um de seus endereços na web, chamando Robson de “gordo asqueroso” que viralizou a página, obrigando-o mudar o endereço e jogá-lo nas costas do várzea-grandense. De volta à Polícia Civil, o delegado Sylvio do Vale explicou que vai esperar pelo relatório da Gecat para ver o que fazer. “Todas as informações serão checadas através de quebras de sigilo e outras medidas”, disse ele.

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL