O delegado Silas Caldeira, da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (DERRFVA), informou que os roubos de carros são sazonais, uma vez que os bandidos atacam um ou dois modelos de uma vez. Em seguida, modificam o alvo. Ele lembrou que a onda de roubos de picapes S10 acabou. Hoje, temos duas situações: de roubo e por encomenda. Uma delas é o veículo que é levado para a Bolívia, encomendado pelos traficantes bolivianos, e o roubo para o desmanche. Neste caso, modificam-se os modelos, destacou. Segundo o delegado, foi registrado um número anormal de roubo de Gol e de Fiat Uno encomendados para desmanche, uma vez que não possuem comércio na Bolívia, onde as picapes importadas são encomendadas, além das nacionais. Policiais plantonistas lembraram que Gol e Fiat Uno de modelos antigos são roubados ou furtados para desmanche, já que algumas peças não são mais comercializadas no comércio legal. A partir daí, revendas de autopeças que vendem produtos irregulares acabam comprando. Os veículos são encontrados depenados, isto é, sem os acessórios, que são os mais procurados, explicou um policial. (AR)