NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

MUNDO
Quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2012, 19h:32

TRAGÉGIA

Trem descarrila e mata 49 na Argentina

A tragédia, uma das piores do tipo na história do país, aconteceu por volta das 8h, quando um trem se chocou contra a plataforma ao chegar à estação e descarrilou

Ao menos 49 pessoas morreram e mais de 600 ficaram feridas ontem na estação terminal Once de Buenos Aires, depois que um trem descarrilou ao chegar em alta velocidade -aparentemente após perder os freios - e se chocou contra a plataforma. Anteriormente, Alberto Crescenti, chefe dos serviços sanitários de emergência da cidade, havia dito em coletiva de imprena que os mortos no acidente poderiam passar de 40. Autoridades dizem acreditar que a composição - que colidiu com a plataforma de embarque da estação Once - possa ter perdido os freios. A suspeita se baseia nos primeiros testemunhos dos passageiros, que relatam que o trem entrou na estação em velocidade muito elevada. A estação Once, em Buenos Aires, virou uma sala de emergência improvisada após o acidente que deixou dezenas de mortos e centenas de feridos na capital argentina. A tragédia, uma das piores do tipo na história do país, aconteceu por volta das 8h, quando um trem se chocou contra a plataforma ao chegar à estação e descarrilou. Um dos vagões do trem se sobrepôs ao outro. A estação Once é uma das mais movimentadas de Buenos Aires, porque traz muitos passageiros que vêm dos subúrbios para trabalhar na cidade. "O trem entrou na estação a uma velocidade de 20 km por hora", afirmou o secretário de Transportes, Juan Pablo Schiavi, em coletiva de imprensa no terminal ferroviário, acrescentando que pode haver mortos. "O acidente é muito grave. Há vagões sobre vagões, e um deles entrou seis metros dentro do outro. Tudo está filmado e será investigado", acrescentou Schiavi logo após o Acidente. Um dos feridos descreveu que os passageiros sentiram "que o carro foi dobrado" e "voou por cima". "Estávamos nos preparando para descer porque o trem diminuía a velocidade e sentimos que parou de repente. O segundo carro pareceu dobrar sobre o primeiro. As pessoas voaram e ficaram presas", relatou o passageiro, que se identificou como Marcelo. As impactantes imagens feitas pela câmera da estação de Once mostram como, depois do acidente, o segundo vagão literalmente se abalroou no primeiro e aprisionou dezenas de pessoas. Os feridos, na sua maioria com contusões, fraturas, problemas respiratórios e cortes, foram resgatados por bombeiros e policiais e levados em ambulâncias e helicópteros a hospitais da cidade, que entraram em estado de alerta e suspenderam as consultas agendadas para atender à emergência. O mais recente acidente ferroviário ocorrido na Argentina foi em 18 de dezembro passado, quando uma locomotiva se chocou contra um trem repleto de passageiros parado em uma estação da periferia sul da capital, deixando 17 feridos. Em 13 de setembro de 2011, nove pessoas morreram e 212 ficaram feridas no choque de dois trens e um ônibus em uma passagem de nível do bairro metropolitano de Flores (oeste), em um dos episódios mais graves dos últimos anos.

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL