O governo da Indonésia recebeu advertência de agências regionais de que o terremoto de 7,7 graus na escala Richter, que atingiu a ilha de Java anteontem, poderia causar um tsunami [ondas gigantes], apesar disso, o recado não foi repassado à população. A informação foi confirmada ontem pelo próprio governo. O ministro da Ciência e Tecnologia, Kusmayanto Kadiman, disse que a Indonésia recebeu boletins do Centro de Alerta de tsunamis do Pacífico e da Agência de Meteorologia do Japão logo após o registro do tremor. O tremor seguido de tsunami causou a morte de 350 pessoas. Outras 230 pessoas continuam desaparecidas. Em dezembro de 2004, na maior tragédia natural da história, um terremoto de 8,7 graus na escala Richter gerou um violento tsunami que deixou 220 mil pessoas mortas no leste da África e sul da Ásia, a maioria na Indonésia. Em maio deste ano, um terremoto de 6,8 graus na escala Richter em Java deixou cerca de 6 mil mortos. Segundo informações divulgadas ontem, as advertência foram enviadas ao governo da Indonésia 45 minutos antes da ocorrência do tsunami. Sem um sistema automatizado na região para repassar o aviso ao habitantes das comunidades afetadas -com alto-falantes e telefones celulares-, a retirada de um número significativo de pessoas se tornou inviável. Segundo autoridades, a falta de fundos impediu a criação de um sistema de alerta de tsunamis nas costas da Indonésia. Edi Prihantoro, membro do Ministério da Tecnologia, admitiu que a ilha de Java não possui nenhum sistema de aviso à população sobre a formação de ondas gigantes.