MUNDO
Terça-feira, 28 de Dezembro de 2010, 20h:23
A
A
EUA
Iraque descarta permanência de tropas
"O acordo não está sujeito a extensões ou mudanças", afirma o premiê iraquiano. Soldados americanos que passam último Natal no Iraque aguardam a volta para casa
O primeiro-ministro iraquiano, Nuri Al Maliki, descartou prorrogar a presença das tropas dos Estados Unidos no país após 2011, quando vence o acordo assinado entre Bagdá e Washington, publicou o jornal "The Wall Street Journal", nesta terça-feira. "O acordo não está sujeito a extensões ou mudanças", afirmou Maliki em entrevista no jornal. Conforme o impresso, uma maioria de iraquianos e alguns funcionários americanos supõem que a presença de tropas dos EUA eventualmente se prorrogaria, além do fim de 2011'. Mas Maliki disse que "o último soldado americano deixará Iraque como se acordou", durante a primeira entrevista concedida a um jornal americano desde que se formou um novo Governo iraquiano nove meses depois das eleições gerais. Para o primeiro-ministro iraquiano, o novo Governo e as Forças de segurança do Iraque "são capazes de enfrentar qualquer ameaça à segurança, a soberania e a unidade do Iraque", acrescenta o jornal. O acordo entre Bagdá e Washington, que porá fim à presença militar americana oito anos e oito meses depois da invasão, "não está sujeita a extensão, não está sujeito a alterações... está selado". Em relação ao futuro do Iraque depois da partida das tropas americanas, Maliki disse que há uma "espécie de paranoia dos Estados Unidos sobre uma aliança de Bagdá com Teerã" que se equipara ao temor no Irã à influência dos EUA no Iraque. ÚLTIMO NATAL O coronel Lance Kittleson está ansioso por passar o Natal com sua família no ano que vem. As tropas norte-americanas estão saindo do Iraque sete anos e meio depois da invasão do país que derrubou o ex-ditador Saddam Hussein. Muitas tropas americanas ainda lotadas no Iraque mal podem esperar para voltar para casa. "Em 2003, repetidamente estendiam nossa estada aqui e não sabíamos se algum dia voltaríamos para casa. Agora ao menos sabemos que vamos pra casa em breve", disse Kittleson, um capelão, durante uma vigília à luz de velas com outros soldados para marcar o Natal. RETORNO "É hora de voltarmos para casa. Já estamos aqui há tempo suficiente. Os iraquianos estão fazendo o serviço deles", acrescentou. Os Estados Unidos encerraram o combate no Iraque oficialmente no fim de agosto e cerca de 50 mil soldados ainda estão no país apoiando as forças de segurança do Iraque. Todas as tropas serão repatriadas até o fim de 2011, segundo um acordo de segurança entre os dois países. Na província de Salahuddin, no norte do Iraque, muitos soldados acrescentaram um pouco de cor a seus uniformes no sábado, vestindo chapéus de Papai Noel e galhos de renas para se reunir a cristãos do mundo todo na celebração do Natal.