Irã recebe bem oferta da UE para negociar programa
O ministro de Exteriores do Irã, Manouchehr Mottaki, considerou como "uma boa notícia" a proposta da União Europeia (UE) de retomar em novembro as negociações entre Teerã e o Grupo 5+1 sobre o programa nuclear iraniano. Mottaki disse ontem que outubro ou novembro "é um bom momento para retomar o diálogo com o grupo", segundo indicou em declarações ao chegar a uma reunião em nível ministerial consagrada à ajuda ao Paquistão após as inundações. As manifestações de Mottaki acontecem menos de um dia depois que Alta Representante para as Relações Exteriores e a Política de Segurança da UE, Catherine Ashton, propôs a Teerã retomar as negociações nucleares em novembro em Viena. As potências ocidentais acusam o Irã de esconder, sob seu programa nuclear civil, outro de natureza clandestina e aplicações bélicas, cujo objetivo seria a aquisição de armas atômicas. Teerã nega tais alegações.