As negociações sobre o programa nuclear iraniano foram retomadas ontem em Genebra. As conversas devem durar dois dias e reúnem os negociadores do Irã e do grupo 5+1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha). Os dois lados vão tentar superar quase de 10 anos de divergências sobre o programa, que segundo os ocidentais busca produzir a bomba atômica, o que Teerã nega com veemência. REUNIÃO Antes do início oficial, a responsável da política externa europeia, Catherine Ashton, e o chanceler iraniano, Mohammad Javad Zarif, discutiram os temas tratados nas conversas de ontem. Esta é a segunda rodada de negociações entre Irã e o Ocidente desde que o novo presidente iraniano, Hassan Rohani, assumiu o poder no Irã em agosto. Na oportunidade, a equipe de Zarif apresentou a seus interlocutores um plano que considerava que poderia resolver as preocupações do Ocidente sobre as intenções de seu programa nuclear. Em uma entrevista que precedeu o início das conversas, Zarif se mostrou otimista. "Se todo mundo tentar o seu melhor, podemos ter um (acordo)", disse o chanceler a jornalistas após um café da manhã com Ashton. "Nós esperamos negociações sérias", afirmou o chanceler.