NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

ILUSTRADO
Terça-feira, 08 de Julho de 2014, 20h:43

FOTO/CINEMA

Semana é de estudos

O trabalho em torno da especialização do fazer artístico envolve principais atividades da semana

Como sempre, há várias apresentações artísticas na capital, mas esta semana tem um atrativo a mais: duas oportunidades de especialização em torno do trabalho artístico. O primeiro começa com uma palestra com fotojornalistas que cobriram a Copa em Cuiabá, amanhã, no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá, a partir das 20h. O encontro é atividade do projeto Papo de Fotógrafo e receberá os fotógrafos Rogério Fratarcangelli, da EFE Espanha, Tchélo Figueiredo, da F5 Agência Fotográfica, Edson Rodrigues, da Secopa, e Luis Alves, do jornal Folha do Estado. Serão discutidos aspectos da preparação para fotografar os jogos, como funcionou o dia a dia no campo, as exigências da FIFA para se credenciar, curiosidades sobre os bastidores dessa cobertura, a dificuldade para a criação de imagens e o resultado do desafio enfrentado por cada um. O projeto é iniciativa do grupo Rolê Fotográfico e continuará durante todo o mês de julho. Os demais encontros estão sendo formatados; sugestões de temas e palestrantes estão sendo aceitos e recebidos pelo grupo. Para maiores informações há uma página no Facebook (www.facebook.com.br/rolefotograficocuiaba). O evento é aberto a todos que tenham interesse no tema e é tem entrada franca. Cineclube Coxiponés O outro evento são as sessões semanais do Cineclube Coxiponés, que retornam a partir desta quinta-feira (10), às 19h, no auditório do Centro Cultural da UFMT. A programação está voltada para filmes que dialogam com o universo feminino em diferentes enfoques. Além da aula de cinema com a qualidade das obras, há muita história sendo retratada de maneira fiel — baseada em livros escritos a partir de documentos históricos. Ambos são indispensáveis para se criar qualquer tipo de arte; bem, pelo menos aquelas que almejam ser, de alguma maneira, relevante. No primeiro dia, será exibido “Adeus, minha rainha”, dirigido por Benoît Jacquot em 2012. A história retrata a revolução francesa, a queda da Bastilha e o cerco ao Palácio de Versalhes, temas já adaptados diversas vezes para o audiovisual. Desde “Danton - O Processo da Revolução” até “Maria Antonieta”, mas este “Adeus, Minha Rainha”, além de francês (e não inglês e muito menos norte-americano) versa especificamente sobre o dia a dia de Versalhes às vésperas de sua tomada. E faz isso de forma muito interessante, escolhendo uma protagonista aparentemente às margens dos debates políticos. Nele, tudo que interessa é como vive Sidonie Laborde (interpretada por Léa Seydoux) e a rainha da qual é aia e leitora, Maria Antonieta (aqui, Diane Kruger). Dividida, não gosta de ser frequentemente requisitada, mas acha que vale a pena o sacrifício devido ao status ganho na corte de Versalhes. De volta ao projeto do Cineclube Coxiponés, no mês de julho, serão exibidos quatro filmes que remetem a diversas passagens históricas: a Revolução Francesa, a ditadura militar na América do Sul, a Segunda Guerra Mundial e o ambiente social interno dos Estados Unidos no período da Guerra Fria. Em todas, o elo temático é a presença da mulher na sociedade, em diferentes épocas. As sessões do Cineclube Coxiponés priorizam a projeção de filmes que não chegam às salas comerciais de cinema da cidade, suas exibições são abertas ao público cuiabano em geral e com entrada franca. Confira a programação do mês de julho em bit.ly/1kyGxhH. Haverá sessões todas as quintas-feiras entre 10 e 31 de julho. SERVIÇO: O QUE: Papo de fotógrafo, com jornalistas que cobriram a Copa na capital e início do ciclo histórico sobre mulheres no CineClube Coxinponés. QUANDO: Amanhã (às 20h) e quinta-feira (às 19h). ONDE: Misc (Voluntários da Pátria, esquina com Sete de Setembro) e auditório do centro cultural da UFMT. QUANTO: Acesso livre.

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL