NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 24 de Junho de 2026

ILUSTRADO
Quarta-feira, 06 de Abril de 2016, 19h:16

EXPOSIÇÃO

Luis Segadas reinventa a arte no Parque Florestal de Sinop

Eqüevo segue até o 8 de maio com oficinas, filmes, coleta seletiva e feira de resíduos sólidos

A exposição “Eqüevo”, de Luis Segadas, chega ainda mais potencializada a Sinop, nesta sexta-feira (8). Com foco nos conceitos de instalação e residência, a ideia é mudar a paisagem do Parque Florestal da cidade e por meio do impacto visual, causar sensações. O artista sugere à comunidade outro olhar no cotidiano e busca a reinvenção dos hábitos visando práticas ecoeficientes. Depois de passar pelo Museu de Arte e Cultura Popular da UFMT, o projeto aprovado pelo edital Circula MT, da Secretaria de Estado de Cultura, expande seus limites e ao ar livre, tem como principal plataforma o lago e as árvores do parque. No norte do Estado, Segadas continua a instigar no público, reflexões sobre a conservação ambiental e arte sustentável. “Travaremos um diálogo com o espaço. Usaremos tampinhas de garrafas de plástico. Serão tampinhas flutuantes espalhadas por todo o parque, no lago, nas árvores. O trabalho une instalação e residência, que juntas, proporcionam nova ótica em função do lugar que as precede. Vai ser outro Eqüevo”, adianta o artista. Segadas afirma que durante a estadia que se encerra no dia 8 de maio, pretende mostrar que a arte é um campo transformador, na promoção e estímulo no pensamento de uma nova ecologia: social, ambiental e tecnológica. A instalação/exposição seguirá explorando as mesmas estratégias, como a realização de oficinas voltadas à temática tecnológica, uma feira de resíduos sólidos e coleta seletiva, entre outras ações. Todas elas, gratuitas. Ao explorar poéticas com estes insumos da contemporaneidade, o artista Luís Segadas elege a tampa plástica como o agente poético, banal e global. “Queremos envolver o espaço com ações, ver o tempo como recurso finito e, por isso, criar também uma obra coletiva de memória da ação em cada cidade. O processo é importante, não é só a obra acabada. As tampinhas são só o agente para as pessoas virem e conversar, trabalhar o social. A gente quer interação para agregar, não é só uma exposição de arte estática como conhecemos hoje. Buscamos tendências, sinais de funcionamento em determinado contexto dos acontecimentos”, explica. A programação paralela prevista para a residência em Sinop começa já no dia 14 de abril, com a oficina Desenho de Caricatura; Desenho de Observação no dia 15 e coleta seletiva no dia 29 de abril. Em maio, tem oficina de Imagem Digital no dia 5, Artes nas Redes Sociais, no dia 6 e Tecnologias Populares no dia 7. No dia 8, data do encerramento, será realizada a Feira de Resíduos Sólidos. Haverá ainda exibição de filmes nos dias 9, 16 e 30 de abril. Entre eles, “Os Catadores e Eu” de Agnès Varda,“Lixo Extraordinário” de Vick Muniz, “TRASHED” de Jeremy Irons e “Quem tem medo da Arte Contemporânea?”, de Fernando Cocchiarale. O artista já faz um convite aos sinopenses: "eles já podem começar a juntar as tampinhas desde agora. Quem tiver curiosidade e quiser conhecer mais sobre o projeto e acompanhar as novidades do processo, apresentar sugestões e interagir, pode conferir a página no Facebook – EqÜevo 31 dias – a hashtag #equevo ou no endereço www.lasar.com.br", ressalta.

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL