NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 24 de Junho de 2026

ILUSTRADO
Segunda-feira, 16 de Abril de 2007, 20h:49

FORA DO EIXO

Lar doce lar... do rock

ADRIANA NASCIMENTO
Da Reportagem
Hoje será inaugurada a peça que faltava para fechar o ciclo da música independente em Mato Grosso. Trata-se da Casa Fora do Eixo, novo lar doce lar do rock e cultura alternativa da capital. Quem vai ciceronear o empreendimento é o Espaço Cubo - instituto cultural que traz no currículo a realização dos Festivais Calango, Grito Rock, Semana do Audiovisual e outros projetos. A CFE tem como objetivo promover amostras sobre o que de mais contemporâneo acontece no cenário da cultura nacional. O ponto é o antigo bar do Neurô, espaço conhecido da galera jovem no bairro Boa Esperança, vizinho da UFMT. Mesmo com o sucesso que vinha fazendo o bar, Neurozito, proprietário do Neurô quis apostar num novo conceito para a casa. Abriu terreno para produtores de Cuiabá empreenderem suas fichas em projetos que convergissem à produção cultural da cena cuiabana e o Espaço Cubo assumiu as rédeas da empreitada e a inauguração acontece a partir das 20h, com uma amostra de toda essa proposta. Na programação também estão previstos shows de Cururu e Siriri e também esquetes de teatro, artes plásticas e apresentações de bandas atuantes na cena da música independente, como a Macaco Bong, Ebinho Cardoso Trio, Lord Crossroad, Linha Dura e DJ Taba, assim como a banda de Rondônia, Suco de Nóis. A programação da semana segue amanhã com a "Atitude Black", capitaneada pela Cufa Cuiabá, que nas noites de quarta, dará uma amostra da produção afro-descendente em MT e nos estados da região centro-oeste. Já as quintas serão marcadas pelo projeto "Instrumental ao Cubo", responsáveis pelas noites jazzísticas a serem assinadas por Ebinho Cardoso e Marina Capilé. As sextas experimentais serão focadas na formação de novos promotores culturais. Um exemplo é a Sexta Padam – que leva nome da primeira grife alternativa do estado, chancelada pela figurinista Bárbara Rosa. Ali a recém ingressada promotora de eventos inaugura sua primeira experiência no setor, promovendo shows das bandas Claudia's Parachute, Macaco Bong e Snorks. Depois dela, outras já estão agendadas por músicos da cidade, que além do investimento em formação, buscam uma renda a mais provinda do mercado em que atuam. Os "sábados Fora do Eixo", se dedicarão ao intercâmbio com outros cenários brasileiros, já que serão exibirão ali shows nacionais, como o da banda Porcas Borboletas (MG), que concorre ao prêmio Toddy, na categoria "Destaque Regional". Fechando a semana de programação, os domingos serão capitaneados pela Volume (Voluntários da Música) alternadamente com o próprio Espaço Cubo, que retomará o "Domingo no Boa", versão similar ao antigo "Domingo no Campus", projeto desenvolvido há dois anos na UFMT. Votação – As bandas e artistas que quiserem usar o espaço da Casa Fora do Eixo podem entrar em contato pela comunidade do local no Orkut. Lá as bandas e artistas serão expostos toda semana para votação do público. Quem for mais votado fará parte da programação daquela semana. SERVIÇO O QUE: Inauguração da Casa Fora do Eixo QUANDO: 17 a 22 de abril PROGRAMAÇÃO 17/04, 20h – Ebinho Cardoso, Macaco Bong, Lord Crossroad, Suco de Nóis, Siriri e cururu, Esquete de Caio Mattoso, do Teatro Fúria, Mostra de Vídeo. QUANTO: Gratuito 18/04, 20h - Atitude Black: Atrações: MC Linha Dura e DJ Taba QUANTO: R$ 3,00 19/04, 20h – Instrumental ao Cubo: Atrações: Ebinho Cardoso Trio QUANTO: R$ 3,00 20/04, 20h – PADAM: Atrações: Macaco Bong, Claudia's Parachute e Snorks QUANTO: R$ 5,00 21/04, 20h – Overfuzz: Atrações: Fuzzly, Rhox e The Melt QUANTO: R$ 5,00 22/04, 16h – Aumente o Volume (matinê) Preço: R$ 3,00

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL