NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 24 de Junho de 2026

ILUSTRADO
Sábado, 12 de Novembro de 2011, 10h:31

ARTES PLÁSTICAS

Copa inspira artistas

Trabalhos de artistas representativos da força pictórica regional podem ser conferidos em mostra

Martha Baptista
Da Reportagem
A Copa do Mundo de 2014 atiça a imaginação dos mato-grossenses pelo fato de Cuiabá ter sido escolhida como uma das sub-sedes do evento. Até agora, a realização da Copa tem gerado mais frustração do que alegria para a população, que anda desconfiada quanto à concretização dos megaprojetos anunciados pelo governo do Estado por meio da extinta Agecopa, hoje transformada em secretaria extraordinária.Porém, mesmo sem BRT ou VLT, Cuiabá já pode contabilizar um resultado positivo da Copa de 2014: a exposição “Cores da Copa”, que está acontecendo na Galeria de Artes da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT), no Centro da capital. É pena que os quadros dos artistas plásticos convidados por Wender Carlos vão ficar expostos tão pouco tempo (somente 10 dias)! De autoria de artistas premiados e conhecidos do público, eles são uma boa mostra do talento de pintores como Aleixo Cortez, carentes de lugares para expor seus trabalhos e que vêem na realização do campeonato mundial de futebol uma chance única para valorização e comercialização de sua arte.Esta repórter foi conferir a exposição pouco depois das 8h da última sexta-feira e encontrou por lá o artista. Prolixo, Cortez quis explicar suas intenções com a tela “Bandeira do Pantanal”, feita especialmente para essa exposição, que mistura as formas das bandeiras de Mato Grosso e do Brasil com elementos típicos da cultura pantaneira, como cajus, peixes e embarcações. “O poder público precisa dar mais atenção aos artistas”, reivindicou o artista, 47 anos, que diz ser egresso do Ateliê Livre do Museu de Arte e de Cultura Popular (Macp) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – um grande celeiro de artistas plásticos. Perguntei a Cortez quanto valia sua tela, mas ele não soube precisar. “Podemos negociar”, disse o artista, que enfrenta muitas dificuldades financeiras, a exemplo de outros representantes desse segmento artístico. Para ele, a Copa de 2014 representa um horizonte de possibilidades. É mais ou menos esse espírito que prevalece nos demais quadros dessa exposição, espalhados pelo amplo espaço da Galeria de Artes da SEC-MT, que carece de uma pintura nova. OTIMISMO O autor do projeto, o cuiabano Wender Carlos, que trabalha com pintura desde 1992 e foi premiado em salões de arte, também se queixa da falta de recursos para a realização de projetos, mas se mostra otimista com as perspectivas da Copa de 2014. “O tema está em evidência e procurei reunir telas voltadas para essa temática, mas disse aos artistas convidados que não precisavam se preocupar em colocar figuras de jogadores”, conta Wender.O resultado é um painel colorido e expressivo da arte visual mato-grossense, com a presença de várias referências da paisagem e da cultura regionais, como aves, peixes e animais típicos (garça, tuiuiu, tucano, capivara, jacaré, onça, etc), violas de cocho e dançarinos de siriri, e outras figuras humanas tradicionais (canoeiro, vaqueiro, pescador), tendo como pano de fundo o Pantanal e a Chapada dos Guimarães.Em suas telas, Wender Carlos recorre ao apelo ecológico, chamando atenção para um dos flagelos do estado: a tradição das queimadas no período da seca. Além dos artistas já citados, participam da exposição Adão Domiciano, Gonçalo Arruda, Júlio César, Odete Venäncio, Valdivino Miranda e Wagner Nascimento – um time de craques na arte de registrar as cores do cotidiano mato-grossense. SERVIÇO O QUE: Exposição Cores da Copa ONDE: Galeria de Artes da SEC-MT, na Avenida Getúlio Vargas (antigo Grande Hotel) QUANDO: até 18 de novembro (sexta-feira), das 8 às 12 h e das 14 às 18h QUANTO: entrada franca INFORMAÇÕES; 3613-0204

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL