NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 24 de Junho de 2026

ILUSTRADO
Segunda-feira, 07 de Maio de 2007, 19h:53

MÚSICA

CDs internacionais: boas novidades

Enquanto o mainstream da MPB afunda no marasmo absoluto por falta de boas idéias, a música pop do Hemisfério Norte respira novidades. Três dos álbuns mais esperados do ano estão na boca do forno. E antes que cheguem ao público na forma de CD, claro, já podem ser baixados via internet para quem tiver paciência e tempo de encontrar os links certos. Nesta terça (08/05) tem o lançamento mundial do novo e interessante álbum de Björk (Universal) com título latino: "Volta". Na próxima semana, no dia 15, saem os densos "Release the Stars", de Rufus Wainwright (que também deve chegar aqui via Universal) e "Sky Blue Sky", do Wilco, pela Warner, o que significa: 1) que vai ser difícil de encontrar, além de poucas lojas nos grandes centros; 2) quem tiver sorte de achar vai pagar o olho da cara. É por essas e outras que a situação está nesse lamaçal. Crise da indústria à parte, há quem aponte 2007 como o grande ano de uma nova "época de ouro", pela colossal produção musical, como a revista "The Word", que tem Rufus Wainwright na capa da edição de maio. A "Rolling Stone" americana incluiu os álbuns citados acima na lista dos 50 obrigatórios da temporada (bem como o jornal britânico "The Guardian"), entre os quais também estão os novos do White Stripes ("Icky Thump"), prometido para junho, Travis ("The Boy with no Name", nas lojas a partir de amanhã), Queens of the Stone Age ("Era Vulgaris"), Velvet Revolver ("Libertad") e os recém-lançados de três cantoras incríveis: Tori Amos ("American Doll Posse"), Patti Smith ("Twelve") e Feist ("The Reminder"). Até o fim do ano ainda vem muito mais música boa (nova ou velha, comercial ou "alternativa") para movimentar o mercado: Radiohead, Doves, PJ Harvey, Interpol, The Bravery, Portishead, Chemical Brothers, R.EM., U2, The Cure, Gang of Four Manic Street Preachers e os ressuscitados Roxy Music, B-52’s, Smashing Pumpkins e vários outros, todos com álbuns de material inédito. Os novos de Arcade Fire, The Klaxons, The Good, the Bad & the Queen, Mika e Amy Winehouse já saíram como prováveis candidatos a figurar na lista de melhores do ano. Bem como os de Björk, Wilco e Rufus Wainwright.

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL