NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 24 de Junho de 2026

ILUSTRADO
Quinta-feira, 11 de Novembro de 2010, 19h:26

EXPOSIÇÃO

Arte de Lara Matana no Congresso Nacional

Artista mato-grossense participada da exposição “Artistas Brasileiros 2010 - Novos Talentos” representando Mato Grosso em Brasília, em espaço cultural do Legislativo nacional

O Salão Branco do Palácio do Congresso Nacional em Brasília recebe a partir desta sexta-feira exposição da artista radicada em Mato Grosso, Lara Donatoni Matana. A iniciativa demonstra a confiança de que a valorização artística do povo necessita anualmente ser referendada. Tem a ver com o acesso à cultura que ainda não se dá de forma satisfatória no Brasil. Arte e cultura não são adornos que aguçam a sensibilidade dos cidadãos. Há uma dimensão humana que, sem arte e cultura, nada agrega como experiência coletiva nem alcança a plenitude como experiência individual capaz de discernir e ser livre. E sem essa clareza não podemos dizer que somos realmente humanos. Pensar que vivemos o momento onde outros meios de produção são necessários para se encontrar a saída para um equilíbrio entre progresso, desenvolvimento, homem e planeta, é, pensar que a cultura é a ferramenta capaz de conduzir para essa saída. A partir desta sexta, Lara e artistas de todos os estados brasileiros, juntos, vão mostrar as nova arte que o Brasil está produzindo, gerando o que há de mais atual e ousado nas artes plásticas brasileira. Trata-se da Exposição “Artistas Brasileiros 2010 - Novos Talentos” que anualmente o salão Branco recebe. Lara é autodidata, começou aos 22 anos sua incursão no universo artístico. Após vários cursos livres e depois de embrenhar-se pelos pincéis e tintas, rendeu-se a robustez da madeira. Há mais de 10 anos Lara Donatoni lançou-se no experimentar entender essa matéria produzindo quadros, esculturas, intervenções impensáveis do ponto de vista físico, e acima disso; arraigando o dever cívico ambientalista de cada cidadão. Desde 2007 a artista, ora ativista, integra a Academia Brasileira de Belas Artes ocupando a cadeira de grau Nº 02 que fora outrora do pintor Henrique Bernadelli. Para a exposição o trabalho escolhido fora o quadro “Paredes III” no qual a artista trabalha restolhos de lâminas de figueira branca tingida, oriundas de laminadoras de mato-grossenses, para trabalhar uma ilusão de ótica com luzes e sombras. O convite à artista para representar Mato Grosso neste evento mostra que a questão ambiental deve estar presente em todos os discursos e em todas as esferas. A arte pode e deve corroborar numa sensibilização para a consciência ambiental mais global. O trabalho executado por Lara, além de ser um estudo único dentro da arte plástica brasileira é uma bandeira verde ao homem sem equilíbrio. A exposição estará aberta ao público do Distrito federal de 12 de Novembro a 01 de Dezembro. (com assessoria)

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL