NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

ILUSTRADO
Segunda-feira, 19 de Abril de 2010, 21h:02

ÍNDIO

A Academia dos Saberes Indígenas abre as portas

“Para nós todo dia é dia do índio”. Esta frase é do indígena Márcio Parameriri, da etnia Bororo, que integrou a mesa redonda que deu início as atividades do III Encontro Indígena, que aconteceu ontem (19.04), no Museu de Pré-História Casa Dom Aquino, em celebração ao Dia do Índio. Compondo a mesa junto a ele estavam Suzana Hirooka, coordenadora da Casa Dom Aquino, os indígenas Onizokeeci (Pareci), Yamalui (Kuikuro), Tuínaki (Karajá), Tserité (Xavante) e representando a secretaria de estado de Cultura, o secretário Oscemário Daltro, a coordenadora de Ações Artístico-Cultural, Ana Moreira, e a coordenadora de Patrimônio Histórico, Maria Antúlia. O Encontro teve início logo pela manhã, conforme a programação, com a abertura da Academia dos Saberes Indígenas. Márcio destaca que este será um espaço democrático aberto para todas as etnias participar e contribuir. De acordo com ele, esta ação é importante por se preocupar em registrar a memória e riqueza da cultura indígena. “O povo que não tem história não tem rumo a seguir. Somente no Mato Grosso há 42 etnias indígenas. Por isso é importante registrar essa diversidade”, afirma. Após a mesa redonda, houve apresentação de dança de duas etnias: Kuikuru e Xavante. A primeira, do município de Canarana, apresentou uma dança que se chama “Dança que alegra as aldeias”. Já a segunda, de Campinápolis, agraciou o público com uma dança intitulada “Bem-vindos ao encontro”. Os estudantes da rede pública e particular que visitaram o local no período da manhã ficaram com os olhos fixos na apresentação dos indígenas, que despertou olhares curiosos pela pintura que apresentavam em seus corpos. Além dos Kuikuru e Xavante, outras três etnias participam do Encontro: Karajá, do município de São Félix do Araguaia, Pareci, de Tangará da Serra e Bororo, de Rondonópolis. As atividades do Encontro continuaram no período vespertino. (Com Assessoria)

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL