ESPORTES
Quinta-feira, 08 de Junho de 2006, 20h:15
A
A
Zico quer fazer história com a Seleção do Japão
Um brasileiro será o responsável por tentar guiar o Japão à melhor campanha em Copas do Mundo de sua curta história na competição: o técnico Zico. Para ficar com uma das vagas do grupo do Brasil o F, que têm ainda Austrália e Croácia , no entanto, ele terá de fazer seus comandados mostrarem mais futebol do que nos últimos amistosos disputados. Em 2002, quando foi anfitriã da Copa do Mundo, a seleção da terra do sol nascente caiu nas oitavas-de-final para a surpreendente Turquia. Quatro anos depois, um empate justamente com o novo país-sede do Mundial, a Alemanha, foi o único resultado que empolgou Zico às vésperas da competição. Antes disso, em 30 de março, o adversário foi outro representante do gurpo A da Copa de 2006: o Equador. O Japão só alcançou a vitória por 1 a 0 a quatro minutos do término do jogo, gol de Hisato Sato. Mas, em 9 de maio, foram os orientais a amargarem uma derrota no final. A Bulgária, que sequer classificada para o Mundial está, abriu o placar no primeiro minuto com Todorov, sofreu o empate no segundo tempo através de Maki, mas garantiu a vitória aos 45 do segundo tempo, graças a Yanev. O Japão voltou a entrar em campo quatro dias depois, novamente contra uma equipe européia que não estará na Alemanha: a Escócia. E decepcionou mais uma vez: empate sem gols. No último jogo do mês de maio, dia 30, porém, o Japão conseguiu encantar. Encarou a Alemanha na casa do adversário e abriu 2 a 0, dois belos gols de Takahara. Cedeu o empate Klose e Schweinsteiger marcaram , mas deixou o campo credenciado como força do grupo F. A imagem só ficou manchada porque, no dia 4 de junho, os japoneses tiveram mais uma fraca atuação. Venceram por 1 a 0 a seleção de Malta, gols de Tamada aos 2 minutos. Não conseguimos tirar nada desta partida. O básico era a gente correr e trabalhar em conjunto, mas não vi nada disso, protestou o astro da equipe, o meia Hidetoshi Nakata.