ESPORTES
Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2007, 18h:30
A
A
CORINTHIANS
Náutico ameaça atrapalhar a transferência de Acosta
VITOR MARQUES
Da Agência Estado São Paulo
A contratação do atacante uruguaio Beto Acosta pelo Corinthians pode parar nos tribunais. O Náutico alega que tem um contrato assinado com o jogador por mais um ano e ameaça "melar" a transferência do reforço corintiano, que foi apresentado terça-feira no Parque São Jorge. A informação é o do presidente eleito do clube pernambucano, Maurício Cardoso, que está revoltado com a postura da diretoria corintiana na negociação com Acosta. "O São Paulo, o Cruzeiro e o Santos nos procuraram. Por que o Corinthians, não?", questionou o dirigente do Náutico, que pretende levar o caso à Justiça. O presidente do Náutico não se conforma com o fato de os corintianos terem fechado o negócio diretamente com o pequeno clube uruguaio Cerrito, que detinha os direitos federativos de jogador. Os pernambucanos contrataram Acosta em janeiro, por empréstimo de um ano, com a preferência de compra no próximo dia 31 de dezembro por US$ 150 mil. Assim, antes do término do contrato, o Náutico garante que prorrogou o vínculo com o atleta até dezembro de 2008. "O Acosta já recebeu, inclusive, R$ 200 mil adiantados para comprar uma casa no Uruguai. Agora, queremos ser ressarcidos", explicou Maurício Cardoso, que espera ter um encontro com a diretoria corintiana para solucionar o caso. "Se isso não acontecer, o Acosta irá perder dinheiro, o Corinthians irá perder dinheiro. Vamos à Justiça." Maurício Cardoso ainda aproveitou a situação para alfinetar os corintianos. "Por isso é que o Corinthians é matéria de polícia. Parece que a nova diretoria ainda não aprendeu", ironizou o novo presidente do Náutico, que toma posse em janeiro para o biênio 2008/2009. Empresário de Acosta, o uruguaio Miguel Gareppe também não gostou da maneira como o jogador acertou sua transferência para o Corinthians. Sem que o Náutico fosse consultado, o atacante foi negociado pelo Cerrito direto com o Corinthians, através do agente Juan Figer. "Falei para o Figer que ele não precisava deste negócio, mas ele disse que representava o Cerrito. Mediante isso, não havia o que discutir. Mas a situação é séria. Se quiserem usar o atleta, vão ter de pagar ao Náutico. Vamos esperar um contato e se isso não acontecer, vamos tomar as medidas cabíveis", disse Miguel Gareppe, em entrevista à Rádio Jovem Pan. Acosta, durante sua apresentação oficial na terça-feira como jogador do Corinthians, disse que sua relação com Miguel Gareppe já terminou. "Ele me levou para o Náutico e só isso. Se eu fechei aqui, é porque ele não tem nada a ver comigo", explicou o jogador. O Corinthians, que fechou a contratação de Acosta diretamente com o Cerrito, desembolsou cerca de US$ 1 milhão para contratar o jogador uruguaio, que completa 31 anos em janeiro. Acosta é o sexto reforço corintiano confirmado para a temporada de 2008. Antes, já tinham chegado o atacante Lima, o meia Rafinha e os zagueiros Chicão, Suárez e Valença. OUTRO LADO - O Corinthians tem uma versão diferente. Diz que o Cerrito não considera esse novo compromisso de Acosta com o Náutico. "O Cerrito contesta a validade desse novo contrato", explicou o advogado corintiano, Luis Felipe Santoro. Segundo ele, porém, o Corinthians não quer criar problemas com o Náutico e está disposto a sentar e conversar os dirigentes do clube pernambucano. Felipe - O goleiro Felipe está mais perto de permanecer no Corinthians. Ontem, o presidente do clube, Andrés Sanchez, se reuniu com o empresários do jogador e fez uma proposta de aumento salarial para garantir a permanência do ídolo corintiano. Segundo comunicado da diretoria corintiana, após o encontro de 45 minutos, "a negociação foi de ótimo nível e favorável para os dois lados". Agora, os empresários devem viajar para a Bahia, onde Felipe passa férias, para saber a posição do jogador e poder fechar o negócio. Felipe tem contrato com o Corinthians até 2011. Mas, com tem propostas para sair, condicionou sua permanência no clube a um bom aumento de salário. O clube havia proposto um reajuste de 80%, aumentado de R$ 30 mil para R$ 55 mil. Esse valor, no entanto, não agradou o goleiro - o Fluminense, por exemplo, teria lhe oferecido R$ 120 mil mensais. A tendência agora é que Felipe, contratado junto ao Bragantino neste ano, receba um reajuste um pouco maior do que os 80% oferecidos anteriormente para ficar no Corinthians em 2008. De qualquer maneira, a multa para tirar o goleiro do Parque São Jorge é de cerca de R$ 12 milhões no mercado brasileiro.