ESPORTES
Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2007, 18h:31
A
A
SÃO PAULO
Inter libera e Adriano fica seis meses
O atacante vai ficar no clube no primeiro semestre de 2008 e se diz empolgado para voltar a mostrar todo o seu futebol
POR GUILHERME CARVALHO E LUÍS AUGUSTO MÔNACO
Da Agência Estado Rio
"Obrigado, Gil! Você sabe que era isso que eu queria". Foi com essa frase de agradecimento que o atacante Adriano recebeu a notícia de que jogará mesmo pelo São Paulo no primeiro semestre de 2008. A mensagem foi para o seu procurador, Gilmar Rinaldi, que telefonou para o jogador logo após o término da reunião que teve com a diretoria da Inter, ontem, em Milão. Segundo Gilmar Rinaldi, o diretor esportivo da Inter, Marco Branca, e o vice-presidente do clube italiano, Rinaldo Ghelfi, concordaram que o melhor para Adriano é permanecer em São Paulo, para tentar recuperar o futebol que o consagrou na Itália. E o presidente Massimo Moratti também se declarou favorável. "O Adriano está em um lugar que lhe dá um ótimo suporte físico e psicológico para voltar a ser o que era. É com satisfação que o deixaremos em um lugar onde ele se sente feliz", declarou Moratti, após o desfecho favorável. Na conversa entre Gilmar Rinaldi e a Inter, ficou decidido que Adriano seria cedido gratuitamente e que defenderá o São Paulo até o dia 30 de junho de 2008. O pagamento do seu salário será dividido entre os dois clubes nesse período - depois, no entanto ele volta para a Itália. Assim como já havia feito quando decidiu se tratar no Reffis, o centro de recuperação são-paulino, Adriano teve de ceder. Na ocasião, ele abriu mão integralmente do salário de US$ 417 mil para passar o fim de ano no Brasil. Agora, o jogador aceitou receber apenas metade dos seus vencimentos, o que dará R$ 540 mil por mês. Dessa quantia, 70% será bancado pela Inter e 30% pelo São Paulo. Dessa maneira, o São Paulo gastará R$ 160 mil mensais para ter o reforço de Adriano. Menos do que gasta, por exemplo, com o capitão Rogério Ceni. "Isso ainda é tudo especulação", despistou o assessor especial do São Paulo, João Paulo de Jesus Lopes. "O que posso dizer é que o dinheiro que o São Paulo gastará por mês com ele está dentro da política salarial do clube." Gilmar Rinaldi também não quis confirmar os valores. "Tudo isso ficará em caráter privado. Até agora, apenas eu e os dirigentes da Inter sabemos como será o pagamento. Nem o Juvenal (Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo) foi informado ainda", disse o empresário após a reunião em Milão. A apresentação de Adriano foi confirmada pelo São Paulo para sexta-feira, às 12 horas, ainda sem local definido. Pela quantidade de pessoas esperadas, o evento pode acontecer no Estádio do Morumbi e não no CT da Barra Funda, como de costume. Antes, ocorrerá uma reunião da diretoria com Gilmar Rinaldi para acertar os últimos detalhes e assinar o contrato. "Falta só formalizar o acordo, o que acontecerá assim que o Gilmar retornar da Itália", confirmou João Paulo de Jesus Lopes. Entre os detalhes que ainda serão acordados está a necessidade de uma cláusula contratual prevendo uma possível ida do São Paulo para a final da Libertadores. O torneio acaba no dia 2 de julho, dois dias após o final do período do empréstimo da Inter. O São Paulo não quer ver repetir o que aconteceu com Ricardo Oliveira em 2006, quando o atacante ficou fora do último jogo da final da Libertadores, contra o Inter, pois precisava voltar para o futebol europeu. "Isso tudo será resolvido na sexta. Com certeza. É só uma questão de bom senso", disse Gilmar Rinaldi. Segundo João Paulo de Jesus Lopes, Adriano vestirá uma camisa sem numeração em sua apresentação como jogador do São Paulo. Mas o próprio site oficial do clube já revelou que o atacante vestirá a 10, que hoje pertence ao Souza. "Haverá uma revisão da numeração, como ocorre todo ano, mas nada está decidido ainda", desconversou o dirigente. Com a definição da permanência de Adriano, o São Paulo fez uma revisão também na estadia dele no Reffis, onde o atleta faz um recondicionamento físico. Antes, ele retornaria após o Natal e ficaria até o Réveillon. Mas agora, será liberado na sexta-feira para as festas de fim de ano e se reapresentará com o restante do elenco no dia 7 de janeiro. CURRÍCULO - Oscilações fazem parte da carreira de Adriano. Aos 18 anos, ele despontou no Flamengo, pelo qual conquistou dois títulos estaduais e impressionava pelo vigor físico. Negociado com a Inter de Milão em 2001, foi emprestado, em razão do excesso de jogadores para a posição, para a Fiorentina e o Parma pelos quais teve atuações discretas. Em 2004, Adriano voltou a Milão em grande estilo, quando fez 15 gols em 16 jogos pela Inter. Manteve as ótimas atuações quando ajudou a seleção brasileira a conquistar a Copa América (2004) e a Copa das Confederações (2005). Depois disso, no entanto, entrou em má fase. Com problemas particulares, exagerou nas noitadas, como ele próprio admitiu, e passou longo tempo fora de forma. Tudo isso atrapalhou, inclusive, sua participação na Copa do Mundo de 2010 Também enfrentou péssimo momento na Inter, relegado ao banco de reservas. Agora, perto de completar 26 anos - faz aniversário no dia 17 de fevereiro -, Adriano aposta que poderá recuperar a boa fase no São Paulo.