ESPORTES
Sábado, 19 de Setembro de 2009, 16h:15
A
A
Grêmio prega respeito contra o Fluminense
O Grêmio prega concentração total e respeito ao adversário para vencer o Fluminense neste domingo, às 15 horas, no estádio Olímpico, em Porto Alegre, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, e se aproximar da luta pela classificação para a Copa Libertadores da América. O time tricolor gaúcho começou a rodada na sétima colocação, com 36 pontos, enquanto o rival carioca é o último, com apenas 18. O técnico Paulo Autuori não contará com o atacante Maxi López, suspenso, e já definiu que seu substituto será o também argentino Herrera. Mesmo admitindo que considera obrigatório vencer em casa, o treinador tratou de elogiar o adversário e destacou Ruy, Urrutia, Conca e Adeílson como jogadores que merecem atenção especial da marcação gremista. Ainda bem para o Fluminense que os números não entram em campo, pois se os jogadores fossem se deixar levar pelo retrospecto, já pisariam o gramado do estádio Olímpico, em Porto Alegre, para o duelo de hoje contra o Grêmio, derrotados. Enquanto os gremistas estão invictos em seus domínios no Campeonato Brasileiro, os tricolores não sabem o que é vencer longe do Maracanã há quase seis meses. Vivendo um jejum de nove partidas na competição, o Fluminense contabiliza sua última vitória fora do estádio carioca em um 3 a 1 sobre o Friburguense, em Nova Friburgo, no dia 24 de março, pelo Campeonato Carioca. De lá para cá, são cinco empates e 11 derrotas, incluindo dois jogos no Engenhão, contra Santo André e Botafogo. "Números são bons para a imprensa. A gente não pensa nisso. Pensamos apenas em estar bem preparados", rebateu o técnico Cuca "Se estivermos equilibrados em campo, poderemos buscar a vitória". Apesar das palavras de incentivo, os treinamentos realizados na semana mostram que Cuca está ciente da superioridade técnica adversária e da distância dos times na tabela. Enquanto o clube tricolor carioca é o lanterna, com 18 pontos, os gaúchos somam 36 e lutam por uma vaga na Libertadores. O treinador prepara uma boa retranca contra os gremistas. Serão três zagueiros, com o volante Diogo improvisado no setor. No meio de campo, os volantes Fábio Santos e Urrutia, que fará sua estreia com a camisa tricolor. Ao lado de Equi Gonzalez, serão três homens de marcação que estão sem ritmo de jogo. Mas Cuca confia que a experiência do trio vai falar mais alto. "Eles já têm um condicionamento natural pela experiência. Conhecem os atalhos", disse o técnico tricolor. FLUMINENSE Rafael; Gum, Luiz Alberto e Diogo (Kieza); Ruy, Urrutia, Fábio Santos, Equi Gonzalez, Conca e Paulo César; Adeílson. Técnico: Cuca. GRÊMIO Victor; Mário Fernandes, Rafael Marques, Réver e Bruno Collaço; Adilson, Fábio Rochemback, Tcheco e Souza; Jonas e Herrera. Técnico: Paulo Autuori.